Fotogaleria
Das borras de Chardonnay às videiras congeladas, as melhores fotos de vinho do ano
São três as categorias do concurso Pink Lady Food Photographer of the Year dedicadas do vinho: Pessoas, Lugares e Produção.
O retrato de uma rapariga a descansar depois de ter esvaziado uma cuba após a fermentação das uvas num vinhedo na Borgonha venceu o prémio Wine Photographer of the Year entre as três categorias destinadas ao vinho do concurso Pink Lady Food Photographer of the Year 2023, celebração mundial da arte da fotografia e filme de alimentos.
A fotografia, com assinatura de Thierry Gaudillère, foi a mais votada na categoria Pessoas, tendo ficado na segunda posição uma foto de uma vindima nos EUA e em terceiro um momento de resistência e força nos vinhedos suíços (sem qualquer maquinaria, Úrano e o seu guia estão a arar um terreno muito íngreme)
O vencedor na categoria Lugares foi Oscar Oliveras com a fotografia de um trabalhador a queimar galhos de videira da temporada anterior no vinhedo também na Borgonha. França, mais precisamente a adega Domaine de Belle-Mare, na região do Languedoc, volta a ser o palco do segundo classificado, tendo ficado na terceira posição uma fotografia de uma videira coberta de gelo antes do amanhecer no vinhedo de Chilworth Manor, Inglaterra.
O padrão formado pelas borras de Chardonnay no fundo de um tanque de fermentação de aço inoxidável garantiu a Adrian Chitty a vitória na categoria Produção, que viu premiadas mais duas fotos: um atrelado a devolver ao solo as cascas, caules e sementes da uva deixados para trás após a vinificação; e o momento da remontagem.