Notícia de actor que morreu após cirurgias para se parecer com Jimin dos BTS é falsa

Saint Von Colucci terá sido uma criação de uma inteligência artificial, mas a notícia falsa da sua morte foi replicada por media de todo o mundo, incluindo o PÚBLICO.

Foto
"A desinformação gerada com a ajuda de ferramentas de AI é certamente motivo de preocupação" DR/Markus Winkler via Unsplash

No início desta semana, um artigo no Daily Mail (entretanto, apagado sem quaisquer justificações) informava que um actor canadiano tinha morrido depois de ter realizado 12 cirurgias para se parecer com Jimin, dos BTS, o que lhe teria permitido vestir a pele do cantor de k-pop numa série coreana.

Problema: nenhum dos dados se confirma. Nem a identidade de Saint Von Colucci, nem do seu agente e muito menos da produção Pretty Lies. De acordo com a Al Jazeera, trata-se do primeiro caso em que é usado um sistema de inteligência artificial (IA) para disseminar notícias falsas.

"A desinformação gerada com a ajuda de ferramentas de IA é certamente motivo de preocupação, na medida em que tornará mais difícil a vida dos verificadores de factos e dos jornalistas", observou o jornalista e doutorando no Oxford Internet Institute, Felix M Simon, em declarações à Al Jazeera.

O PÚBLICO lamenta o erro na notícia original, que se reproduz aqui, comprometendo-se a redobrar os esforços de verificação de factos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários