Mais uma vez, a actriz Regina Duarte, 76 anos, recebe uma punição do Instagram. Ela publicou uma fake news a respeito dos manifestantes golpistas de 8 de Janeiro e a publicação recebeu um selo de informação falsa.
O vídeo mentiroso era sobre os actos em que bolsonaristas depredaram património público. Logo no começo, uma frase diz: “Imagens que a media não irá mostrar”.
Em determinado momento, é mostrado um homem com uma bandeira do PT (Partido dos Trabalhadores, do Presidente brasileiro Lula da Silva) como se fosse ele o baderneiro. Na verdade, a bandeira havia sido furtada e eram apoiantes de Jair Bolsonaro quem vandalizavam os prédios dos Poderes da República. O Instagram afirma que o conteúdo foi analisado por verificadores independentes que atestaram a falsidade.
Regina Duarte, que foi secretária da Cultura de Bolsonaro, já tinha recebido outras chamadas de atenção da plataforma. Tanto que toda vez que uma pessoa tenta seguir a actriz recebe um alerta de que o perfil dela costuma publicar muitas fake news. “Tem certeza que deseja seguir Regina Duarte?”, pergunta.
“Essa conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Normas da Comunidade”, é o que diz o alerta assim que um utilizador clica em “seguir”.
A última informação falsa que ela havia publicado foi em Fevereiro, sobre os yanomamis. Regina também divulgou inverdades sobre o processo eleitoral.
Exclusivo PÚBLICO/Folha de S.Paulo
Nota: o PÚBLICO respeitou a composição do texto original, com excepção de algumas palavras ou expressões não usadas em português de Portugal.