Marcelo assinala “excelentes relações” de Portugal com Brasil antes da vinda de Lula

No final do primeiro dia, o Presidente da República oferecerá um jantar em honra do seu homólogo brasileiro, que terá lugar no Palácio da Ajuda.

Foto
Marcelo e Lula voltarão a ver-se. Última vez foi em Janeiro. Reuters/ADRIANO MACHADO

O Presidente da República assinalou esta quinta-feira "as excelentes relações" entre Portugal e o Brasil e a perspectiva de continuar o seu aprofundamento, ao divulgar o programa da visita de Estado do seu homólogo Luiz Inácio Lula da Silva a Portugal, entre sábado e terça-feira.

"A deslocação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Portugal insere-se numa perspectiva comum de prosseguir o aprofundamento das excelentes relações entre os dois Estados", diz Marcelo Rebelo de Sousa numa nota divulgada pelo Palácio de Belém.

O texto explicita que a visita de Estado do Presidente do Brasil decorre a seu convite e que começa com uma cerimónia na Praça do Império — Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, numa cerimónia oficial de boas-vindas.

Após um encontro entre os dois chefes de Estado, no Palácio de Belém, haverá uma "reunião alargada às delegações", após a qual os dois presidentes farão declarações à comunicação social.

No final do primeiro dia, Rebelo de Sousa oferecerá um jantar em honra do seu homólogo, no Palácio da Ajuda.

Durante a tarde de segunda-feira, os dois presidentes irão proceder à entrega do Prémio Camões a Chico Buarque de Hollanda.

No último dia da visita, terça-feira, o Presidente da República estará na sessão solene organizada pela Assembleia da República de boas-vindas a Lula da Silva.