Parecem porquinhos-da-índia gigantes e são um fenómeno animal nas redes sociais. A capivara, o maior roedor do mundo, serviu de inspiração para a nova música do artista russo Capital She-Us (stolichniyonanas no Instagram) — e o sucesso foi imediato.
A música Capybara, lançada em meados de 2022 de acordo com o site KnowYourMeme, tomou o TikTok de assalto e serve de banda sonora para vídeos destes animais que não resistem a um lago, piscina ou banheira cheia de água — e há até quem lhes dê a oportunidade de relaxar em spas (tudo pelas visualizações).
O single foi criado por diversão, mas alcançou o sétimo lugar das tendências do TikTok na Bielorrússia e Polónia, de acordo com uma publicação de Março no Instagram do próprio artista. Em Portugal, a canção também alcançou um sucesso moderado e ocupava em Março o 56.º lugar. Foi utilizada mais de 384 mil vezes com vídeos que chegaram aos 16 milhões de visualizações, escreve o site Polygon.
Estes roedores de dentes salientes como os castores têm o corpo semelhante ao de um porco, garras e membranas interdigitais nas patas que permitem nadar com facilidade. São da América do Sul — encontradas com facilidade em países como o Brasil ou a Argentina — e pesam cerca de 60 quilos.
Na natureza, estes herbívoros adoram estar em grupo e têm sempre um líder. Alimentam-se maioritariamente de plantas subaquáticas, pasto ou casca de árvore e são mais activos de manhã ou ao fim do dia. Comunicam através de sons semelhantes a guinchos.
Contudo, para algumas pessoas, as capivaras são também animais de estimação e, a avaliar pelos vídeos, não são muito diferentes dos cães ou gatos: adoram mimos e festinhas, em especial na barriga e também colo. E conseguem fazer truques, como equilibrar laranjas em cima da cabeça.
Actualmente, a 18 de Abril de 2023, os vídeos que usam a hashtag "capybara" no TikTok somam cerca de 6,9 mil milhões de visualizações. Estes roedores não são novatos na cute economy. Segundo a Vice, em 2021, os vídeos tinham mais de 116 milhões de visualizações. Há várias contas de Instagram e TikTok completamente dedicadas a este animal — e a popularidade continua a crescer.
E a juntar ao título de "fenómeno da Internet", estes animais também são símbolos anticapitalistas. Na Argentina, as capivaras ganharam esse epíteto depois de, em 2021, terem invadido um condomínio de luxo em Buenos Aires situado no local onde viviam, escreve a Euronews.