Morreram 14 pessoas nas estradas nos quatro primeiros dias da operação Páscoa da GNR

Entre quinta-feira e domingo ocorreram mais de 800 acidentes que provocaram 27 feridos graves e 267 leves. Nestes quatro dias foram detectadas 4.565 contra-ordenações

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Na Operação Páscoa 2023 foram detidos 312 pessoas que conduziam com álcool no sangue ou sem habilitação legal. Rui Gaudencio

A Operação Páscoa 2023 da GNR registou entre quinta-feira passada e este domingo um total de 14 mortos e 802 acidentes nas estradas, segundo dados provisórios.

De acordo com um comunicado da GNR, até às 24h de domingo registaram-se 802 acidentes, que provocaram 14 mortos, 27 feridos graves e 267 feridos leves.

Na nota, a GNR adianta ainda que, durante o período de fiscalização e patrulhamento intensivo da Operação Páscoa 2023 entre 6 e 9 de Abril, fiscalizou 25.204 condutores, dos quais 362 conduziam com excesso de álcool. Foram detidas 227 pessoas que conduziam com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l e 85 que guiavam sem habilitação legal, acrescenta-se.

Das 4.565 contra-ordenações rodoviárias detectadas, a GNR destaca 2.679 por excesso de velocidade, 384 por falta de inspecção periódica obrigatória, 123 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 130 por uso indevido do telemóvel durante a condução, 239 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou cadeirinhas para crianças e 157 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

A Operação Páscoa 2023 da GNR, que arrancou na quinta-feira, vai estender-se até terça-feira.

Esta operação visa a segurança e a protecção das pessoas, pelo que vai além da fiscalização rodoviária, sendo o esforço da GNR também orientado para os locais de festividades e suas imediações, assim como zonas residenciais e comerciais, dando especial atenção às "vias de circulação rodoviárias mais críticas".

A GNR aconselha a uma condução atenta, cautelosa e defensiva dos condutores, para que o período festivo seja passado em segurança. Por isso, apela aos condutores para adequarem a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário e evitarem manobras que possam prejudicar o trânsito ou originar acidentes.