Susana Gouveia: “Estamos a sentir necessidade de ajuste à nova vaga de refugiados”
Susana Gouveia, da Cruz Vermelha Portuguesa, considera que o país deve repensar o programa de acolhimento de refugiados, passar do modelo “tamanho único” para os “fatos à medida”.
Licenciada em Psicologia, Susana Gouveia trabalha na Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) desde Janeiro de 2002. Integra o grupo de investigadores do Observatório do Trauma da Universidade de Coimbra. Já foi responsável pela coordenação da resposta de apoio psicossocial na CVP. Já coordenou uma unidade de acolhimento de emergência de refugiados. Agora, é responsável em Portugal por um projecto promovido pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e desenvolvido por 25 sociedades nacionais, com financiamento da União Europeia, que visa preparar profissionais para serviços de saúde mental em primeiros socorros psicológicos, triagem, apoio a traumas e aconselhamento a refugiados na língua de origem.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.