Não há Georgina, nem Rob Lowe, nem Cocomelon, nem uma nova série sci-fi portuguesa, e talvez nem um novo episódio de The Mandalorian na próxima quarta-feira que tirem a coroa da semana à HBO Max. Chegam finalmente dois dos seus trunfos já conhecidos, depois de ter jogado o ás do ano que foi The Last of Us. Succession e Yellowjackets chegaram.

Nesta semana que está quase a terminar, a HBO deu uma folga às segundas-feiras à noite para a concorrência poder respirar, mas no dia 27 Succession está de volta para a sua última temporada e o seu criador, Jesse Armstrong, não se contém. O final, disse à revista Hollywood Reporter na antestreia do primeiro episódio em Nova Iorque esta semana, "é perfeito".

"Nada fica muito arrumadinho para ninguém. Posso dizer-vos que é um final satisfatório, mas é um bocadinho como a vida — não sabemos exactamente o que vai acontecer a algumas pessoas. Por isso, é muito satisfatório."

O prazer retirado da comédia e do drama de Succession, uma das grandes séries da década, é garantido. Mas só para quem consegue ultrapassar o seu maior obstáculo, que é a difícil tarefa de criar empatia com personagens sem grandes características redentoras.

Por falar em redenção e nos horrores de que todos podemos ser capazes, eis Yellowjackets, uma série da Showtime que não se estreia na SkyShowtime em Portugal mas sim na HBO Max (a primeira temporada da série também tinha ido, através da prestidigitação dos contratos de distribuição internacionais, para a plataforma de streaming que, nos EUA, é sua concorrente). Juliette Lewis, Christina Ricci e Melanie Linskey recebem agora Elijah Wood e Lauren Ambrose (Sete Palmos de Terra) no seu holocausto canibal (vénia à banda de grindcore portuguesa e ao filme de Ruggero Deodato).

São duas grandes séries. Uma definitivamente do seu tempo, uma crítica mordaz sobre a natureza humana nascida da riqueza, um acidente de viação do qual a cultura actual não consegue desviar o olhar. Outra vive entre dois tempos, 1996 e os anos 2020, convidando a repensar O Deus das Moscas, mas vivido por raparigas adolescentes — e a forma como elas, depois de uma selvajaria que só agora está a começar, são forçadas a regressar à "sociedade" e às caixinhas nas quais todos (e todas) somos enquadrados.

Portanto, alguma ordem voltou ao mundo do streaming, com duas marcações para os sábados e as segundas (à noite?). Até a Netflix parece ter abrandado, por uns dias, a sua catadupa de estreias aparentemente imperdíveis para deixar que a conversa flua numa outra janela.

HBO Max

Sábado, 25 de Março

Yellowjackets — Ashley Lyle e Bart Nickerson são os autores desta série que coloca uma equipa de jogadoras de futebol num avião a caminho de Seattle, que se despenha e as deixa presas no meio da floresta. Seguem-se cenas de sobrevivência básica, criam-se laços e formam-se tribos sem a influência do que o patriarcado, os adultos ou o socialmente aceite ditaram até então. As coisas descontrolam-se. Entretanto, algumas delas sobreviveram e a sua versão na actualidade também não é despreocupada. A segunda temporada passa-se dois meses depois da alucinação que findou a primeira, em 1996, e as adultas também estão a lidar com as consequências das suas recentes acções.

Segunda-feira, 27 de Março

Succession — As notas de piano do genérico da série de Jesse Armstrong já se ouvem. Logan, Kendall, Shiv, Roman, Connor, Tom e o primo Greg já se preparam para mais um round. A dinastia Roy tem de encontrar um sucessor e deveria reunir-se na festa de aniversário do seu rei-sol, Logan, o astro em torno de quem tudo e todos giram. Porém, os miúdos não estão OK e não comparecem. São os dez últimos episódios desta dança e começam agora.

Filmin

Terça-feira, 28 de Março

Stonehouse — Se a dose de Matthew Macfadyen como Tom em Succession não chegar, esta semana estreia-se também a minissérie em três partes que o actor britânico protagoniza. Inspirada na ascensão e queda do deputado John Stonehouse, que fingiu a sua própria morte, trabalhou como espião para a antiga Checoslováquia e teve múltiplas identidades nos anos 1970. A série escrita por John Preston (A Very English Scandal) também conta com Keeley Hawes (Os Durrells), a sua mulher na vida real.

 

Opto

Sexta-feira, 24 de Março

Projecto Delta — É a primeira série de ficção científica a estrear na plataforma de streaming da SIC e é realizada por Tiago Pimentel, que assina o argumento com Gui Santos e António Miguel Pereira. Em oito episódios, com estreia de novo capítulo a cada sexta-feira, a série protagonizada por Bruna Quintas, Igor Regala, Custódia Gallego, Mariana Monteiro, Ana Lopes, Carla Chambel, David Esteves, José Raposo, Miguel Borges e Pedro Laginha é a história de Violeta, uma jovem deprimida de Avanca cujo pai está sempre fechado no sótão da casa que dividem. Uma noite, o pai de Violeta salta de um penhasco e fica em coma; em simultâneo, a filha sonhara com ele a despedir-se e segredando-lhe uma palavra enigmática. Dois agentes secretos chegam à vila e o mundo dos sonhos, experiências top secret e capacidades psíquicas vão levar a história até a uma outra dimensão — Éter.

Netflix

Sexta-feira, 24 de Março

Eu, Georgina — A primeira temporada foi bastante popular na Netflix e agora, após anos de tantas mudanças na vida do casal Georgina Rodríguez e Cristiano Ronaldo (sim, porque a relação com o futebolista português é o que tornou a sua companheira famosa, admita-se), Eu, Georgina volta ao registo "Kardashian" para mostrar o "retrato real e integral" da influencer.

De Quem Fugimos? — Série turca sobre uma mãe e a sua jovem filha, que vivem em fuga e se alojam em hotéis de luxo, até que estes se tornam em motéis e para trás deixam um rasto de cadáveres. Sete episódios.

Chor Nikal Ke Bhaga Filme indiano de crime sobre uma assistente de bordo e o seu namorado, encarregues de roubar diamantes para pagar uma dívida. Mas o avião é sequestrado.

Terça-feira, 28 de Março

InuYasha Série de anime que já está disponível na Netflix e a que se acrescentam as temporadas quatro e cinco: a jovem Kagome está agora no Japão feudal e faz parceria com Inuyasha, que tem parte de demónio. A sua tarefa é reunir os estilhaços de uma jóia sagrada.

Mae Martin: SAP — Uma hora de comédia stand-up com Mae Martin, que fala dos espectros do género, de alces e de A Bela e o Monstro.

Quarta-feira, 29 de Março

Emergência: Nova Iorque — Série documental de oito episódios sobre emergências médicas na cidade de Nova Iorque. Uma enfermeira de bordo de um helicóptero, cirurgiões de transplantes, intensivistas, pediatras e neurocirurgiões. Oito episódios.

Unseen — Série de crime sul-africana em que uma empregada doméstica está à procura do seu marido envolvido numa conspiração, mas que a força também a cometer um grave crime.

A Mania do Bem-estarWellmania, no seu título original, é uma comédia britânica em que Liv, perante um problema de saúde, é obrigada a repensar o seu estilo de vida marcado pelos excessos. Segue-se um mergulho no mundo do bem-estar e numa indústria que até a pode matar.

Quinta-feira, 30 de Março

From Me to You: Kimi ni Todoke — Série romântica japonesa em que Sawako é uma cabisbaixa jovem que não se consegue enquadrar até que um colega de turma, mais extrovertido, a ajuda. Há uma série anime com o mesmo nome na Netflix.

Instável — Série de oito episódios protagonizada por Rob Lowe como Ellis Dragon, um empresário do ramo da biotecnologia excêntrico e narcisista, mas que está em mau estado emocionalmente. O seu filho, Jackson, é o contrário mas quer salvar tudo: a empresa, a relação com o pai e o próprio pai.

Globoplay

Quinta-feira, 30 de Março

Jessie & Colombo Série documental de quatro episódios sobre o casal de militantes antifascistas brasileiros Jessie Jane Vieira de Souza e Colombo Vieira de Souza Júnior que aos 19 anos sequestraram um avião. O resgate seria a libertação de presos políticos, mas acabam torturados e presos, mantendo uma relação epistolar ao longo de uma década.

Amazon Prime Video

Domingo, 26 de Março

Presos no Tempo — Filme de M. Night Shyamalan, estreado em 2021, sobre uma família em férias que descobre que a estância balnear recôndita onde pararam por umas horas faz com que envelheçam muito rapidamente. Muito rapidamente.  

Panda+

Segunda-feira, 27 de Março

Cocomelon — É uma das marcas mais poderosas do audiovisual infantil e está no Panda+ em exclusivo com três novos episódios por semana a cada 15 dias. Conhecida pelas suas versões de músicas infantis em clips milhões de vezes vistos no YouTube, aqui torna-se ficção em torno do bebé JJ e os seus amigos e família.

Mia and Me — Cinco novos episódios por semana na plataforma on demand do canal Panda, protagonizados pela menina alada de 12 anos e o se universo mágico de Centópia.

Disney+

Sexta-feira, 24 de Março

Up Here — Estreia da série da plataforma Hulu, em simultâneo com os EUA, que se passa na Nova Iorque de 1999. Lindsay e Miguel apaixonam-se mas, como um musical exige, há drama para fazer levantar os pés desta comédia romântica do chão.

Quarta-feira, 29 de Março

Aparentados — Esta série tem apenas uma temporada, porque foi já cancelada. A sua história baseia-se no romance de 1979 de Octavia E. Butler em que Dana, uma jovem negra que quer ser escritora, de repente é transportada no tempo e aterra numa plantação na era da escravatura.

A Rapariga Invisível — Não confundir com o filme homónimo, esta série conta a história de pai e filha envolvidos na investigação da morte de uma adolescente numa cidade na Andaluzia.

Zero em Comportamento

Sexta-feira, 24 de Março

Tempos de Desejo — Documentário de Raquel Marques sobre Bea, uma lésbica que se debate tanto com a perda e a solidão quanto com a aventura de engravidar e se tentar reconhecer, com a câmara da realizadora espanhola a afastar-se e distanciar-se do seu alvo. Disponível no videoclube digital da associação cultural Zero em Comportamento.

Perdido no streaming

Neve, mamutes, crime, Noruega, Richard Dormer, Stanley Tucci, Michael Gambon. A primeira temporada de Fortitude tem tudo isto, e nada parece jogar muito bem mas a verdade é que funciona. Alojada na HBO Max (já foi exibida nos canais RTP), a série britânica noir é passada numa ilha norueguesa, um daqueles lugares tão remotos em que a lei parece emanar mais do gelo e dos ursos do que do xerife local e muito menos das autoridades do continente que começam a tentar resolver uma série de mortes. Situada no muito real arquipélago de Svalbard, ao largo da Noruega, a comunidade internacional de Fortitude é ficcional e conta uma grande história na sua primeira temporada. Criada e escrita por Simon Donald, tem 12 episódios e estreou-se em 2015. As duas seguintes também estão na HBO Max.

O que anda a ver?

Sandra Felgueiras, jornalista e pivot do Jornal Nacional

"Ainda não acabei The White Lotus, uma sátira muito inteligente da vida actual. Cada personagem exemplifica o que vivemos. Vi o documentário Navalny, porque me interesso muito pelo tema e porque me intriga a forma ele como combate o regime de Putin. E a série Sex Life, que é óptima para descomprimir e esvaziar a cabeça depois de um dia de trabalho intenso."

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The New YorkerThe End of Succession Is Near

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Até ao Próximo Episódio.