Ferramentas em ferro já circulavam no Alentejo há quase três mil anos
É uma surpresa para os cientistas. Um cinzel de ferro com grande qualidade, e já descoberto há 20 anos no Alentejo, mostra que já havia ferro na Península Ibérica bem antes da presença dos romanos.
Até ao início deste mês, não havia muita atenção dada a um cinzel de ferro, com 2900 anos, que tinha sido descoberto na região do Alentejo no início deste milénio. Agora, esta é a peça central para actualizar (ligeiramente) a história: este cinzel de ferro de 18 centímetros será a primeira prova da utilização do ferro com alta qualidade na Península Ibérica, bem antes do que seria expectável. Afinal, a siderurgia já poderia ser uma prática em pequenas comunidades ibéricas na região do Alentejo e da Estremadura espanhola no final da Idade do Bronze.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.