Alunos de Medicina na Católica vão estagiar no Amadora-Sintra a partir de 2024

O curso de Medicina na Católica foi inaugurado em 2021 com uma parceria com o Grupo Luz Saúde para assegurar o ensino clínico.

Foto
Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Católica José Fernandes

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa vão poder realizar estágios clínicos no hospital Amadora-Sintra a partir de Setembro de 2024 no âmbito de um protocolo assinado esta sexta-feira.

Em comunicado, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, refere que o protocolo prevê a "realização de ensino prático, tutorial e estágios clínicos curriculares aos estudantes do curso de Medicina".

A partir de Setembro de 2024, os alunos do 4.º ano deverão iniciar rotações clínicas, oito de cada vez, e a partir de Setembro de 2025 para os estudantes do 5.º ano, 10 de cada vez. "Este protocolo assume uma grande importância", sublinhou a presidente do Conselho de Administração, citada em comunicado.

Para Joana Chêdas, o acordo permitirá "dar um forte contributo para a formação de futuros médicos", mas representa também um passo para que o Amadora-Sintra possa vir a constituir-se como um centro hospitalar universitário, agregado com o futuro Hospital de Proximidade de Sintra.

Da parte da Universidade Católica, a reitora, Isabel Capeloa Gil, considerou que "é fundamental para um programa académico de uma faculdade de Medicina um eixo clínico de grande qualidade" e que o protocolo assinado com o Hospital Fernando Fonseca oferece essa garantia.

O curso de Medicina na Católica foi inaugurado em 2021 com uma parceria com o Grupo Luz Saúde para assegurar o ensino clínico.

O Hospital Amadora-Sintra já colabora com outras faculdades de Medicina, das universidades de Lisboa, Nova de Lisboa e Porto, tendo realizado, entre 2021 e 2022, 1033 estágios médicos.