Estão prestes a desfilar pelas ruas do Porto e Gaia — e pelo rio que separa as duas cidades — dois novos veículos de transporte de turistas, os chamados DUKW, anfíbios originalmente usados na Segunda Guerra Mundial já utilizados no seu formato de recreio junto ao Tamisa, em Londres.
"Conheça a cidade por um novo ângulo", anuncia a Porto Duck Tours, prometendo explorar a zona ribeirinha do Douro "por terra e no rio sem necessidade de mudança de veículos".
O percurso, de uma hora e 15 minutos, faz-se pela estrada entre o Jardim do Morro e a Afurada a que se juntam 30 minutos nas águas do Douro até à Alfândega e visita às caves do Vinho do Porto. O anfíbio, por cá apelidado de Pato, troca de meio por uma rampa existente na Afurada.
Cada um dos dois veículos tem capacidades para 24 pessoas, prevendo-se para esta fase inicial que apenas um deles esteja em funcionamento, realizando cinco viagens por dia, entre quarta-feira e domingo. O roteiro terá o custo de 29 euros por adulto, 17 euros para as crianças (até aos 16 anos) e seniores (a partir dos 65 anos).
Durante a viagem, todos as informações são apresentadas em português e em inglês por um guia.