Polícia Judiciária encontra 27 idosos em instalações agrícolas em Palmela
O lar clandestino fechou por falta de condições, mas já estava a ser investigado pela PJ há várias semanas.
A Polícia Judiciária encerrou esta quinta-feira um lar clandestino, nas Lagameças, em Palmela, distrito de Setúbal, por "suspeitas de maus tratos e negligência".
As buscas foram feitas em "estreita colaboração" com a Segurança Social, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e delegado de saúde. A PJ adiantou, em comunicado, que as instalações do lar são "vocacionadas para a actividade agrícola" e "nada tem a ver com o funcionamento de um lar".
O lar tinha actualmente 27 utentes e alguns foram encaminhados para unidades hospitalares por precisarem de cuidados médicos.
Anteriormente, uma fonte da PJ tinha indicado à Lusa que cinco dos idosos tinham sido transportados para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal. Dos restantes, uns ficaram ao cuidado de familiares, enquanto outros foram encaminhados para outros lares, acrescentou.
De acordo com a mesma fonte, o lar clandestino já estava sob investigação policial há algumas semanas por suspeitas de incumprimento das condições mínimas para o exercício da actividade.