Derrocada na Indonésia faz 15 mortos. Há 50 pessoas desaparecidas

O deslizamento de terras na ilha de Serasan terá sido provocado por chuvas torrenciais.

Foto
Na estação chuvosa, a Indonésia é propensa a deslizamentos de terras, agravados em alguns lugares pela desflorestação Reuters/WILLY KURNIAWAN

As chuvas torrenciais provocaram, esta segunda-feira, 6 de Março, um deslizamento de terras na ilha de Serasan, na Indonésia, que causou pelo menos 15 mortes e levou ao desaparecimento de 50 pessoas.

Segundo o porta-voz da Agência indonésia de Luta contra os Desastres Naturais, Abdul Muhari, uma equipa de 60 pessoas terá sido mobilizada para a região afectada, diz a agência AFP.

Na área do desastre, a rede de comunicação foi cortada, dificultando a circulação de informações, avança a agência Lusa.

O facto de se tratar de uma ilha remota e a intensidade do vento e da agitação marítima também dificultaram as operações de resgate.

"Normalmente, leva cinco horas de barco" a chegar ao local, afirmou Muhari. Confirmou, ainda, ao canal Kompas TV que se vai utilizar um helicóptero para agilizar as operações de resgate durante esta terça-feira.

Durante a estação chuvosa, a Indonésia é propensa a deslizamentos de terra, agravados em alguns lugares pela desflorestação e chuvas torrenciais prolongadas.

Em 2020, a capital da Indonésia, Jacarta, e cidades próximas sofreram uma das inundações mais mortais dos últimos anos, depois de chuvas causarem deslizamentos de terra e a morte de, pelo menos, 67 pessoas.