Polícia da Bulgária encontra 18 migrantes mortos em camião abandonado
Trinta e quatro pessoas, incluindo cinco crianças, foram retiradas com vida e transportados para vários hospitais em Sófia.
Pelo menos 18 pessoas foram encontradas mortas num camião abandonado na Bulgária, perto da capital Sófia, disseram as autoridades nesta sexta-feira. Entre os mortos está, pelo menos, uma criança.
No camião, que deveria transportar madeira, estavam mais de 50 migrantes ilegais escondidos num compartimento, informou o Ministério da Administração Interna do país em comunicado, acrescentando que o veículo foi encontrado perto de Lokorsko.
Trinta e quatro pessoas, incluindo cinco crianças, foram retiradas com vida e transportados para vários hospitais em Sófia. Algumas pessoas estavam em estado crítico, outras estavam em estado "estável", segundo disse o ministro da Saúde, Asen Medzhidiev.
"Houve falta de oxigénio para aqueles que estavam trancados no camião. Estavam gelados, molhados, não comiam há vários dias", disse Medzhidiev aos jornalistas.
A polícia está a tentar identificar os motoristas do camião, que fugiram, segundo disse o Ministério da Administração Interna do país.
A Bulgária está situada numa rota usada por migrantes do Médio Oriente e do Afeganistão para entrar na União Europeia. A maioria não fica no país, procura mudar-se para países mais ricos da Europa Ocidental, muitas vezes através de redes tráfico humano.
Em 2015, três motoristas búlgaros foram presos e posteriormente acusados da morte de 71 migrantes encontrados num camião na Áustria.