Cuidados anti-idade: já ouviu falar em senescência celular?
Com o avançar da idade, a produção de colagénio diminui o que leva ao aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento cutâneo. Saiba como atenuá-los.
Por mais cosméticos que todos os anos sejam lançados no mercado da Beleza, por mais teorias de redes sociais que se tornem virais, e que reviews de TikTok sejam divulgados nesta área, nada nunca será comparável ao que os laboratórios de dermocosmética investigam e descobrem do ponto de vista médico, sobre este domínio em particular. Sobretudo numa era em que sabemos cada vez mais sobre o microbioma da pele, não só para tentar compreendê-lo como para actuar sobre ele.
É, por isso, que o termo senescência celular não está nos vocabulários de todas as marcas de cosmética e beleza. Recentemente, em Portugal, a marca Eau Thermale Avène apresentou a sua nova gama Hyaluron Activ B3 e o termo senescência celular, estudado em Laboratório para perceber como actuar na causa do envelhecimento. Neste artigo não só desmistificamos o termo, como explicamos em que medida pode ser abordado e está presente, actualmente, na inovação da marca francesa fundada em 1989 pelos Laboratórios Pierre Fabre.
A senescência celular e o envelhecimento cutâneo
A senescência celular é, nada mais, nada menos, a causa natural do envelhecimento. Quando as células se tornam senescentes, começam a secretar muitos factores pró-envelhecimento: os cientistas falam de "células zombie". Agrupados sob o termo SMS - "Secretoma Mensageiro da Senescência", - esses factores pró-envelhecimento contaminam as células jovens vizinhas e, assim, propagam e aceleram o envelhecimento.
Traduzindo para números, enquanto a pele jovem contém cerca de 1% de células senescentes, na pele envelhecida existem em 20%. E mais: entre os 20 e os 60 anos, os principais mecanismos da pele entram em colapso. Há três vezes menos renovação celular, o que corresponde a três vezes menos células jovens e activas, e duas vezes menos ácido hialurónico, levando a que a pele perca o seu aspecto liso e preenchido. Sabendo estes dados, podemos aliar-nos aos melhores cuidados.
Mudar o futuro da pele através da Ciência
Em 2022 a Eau Thermale Avène fez precisamente isso, ao lançar uma linha com ingredientes activos como a niacinamida concentrada a 6% e o ácido hialurónico puro e natural, com o intuito de refirmar a pele e corrigir as rugas. Anne-Laure Nguyen Huy Lai, directora-geral da Eau Thermale Avène, explica que “para conseguir este feito científico, as nossas equipas de investigação e desenvolvimento Eau Thermale Avène trabalharam durante 6 anos com o especialista mundial em envelhecimento, o professor Jean-Marc Lemaitre”, conhecido como “o homem que rejuvenesce as células", que também é director de investigação do Inserm e também co-director do Instituto de Medicina Regenerativa e Bioterapia em França.
Com uma abordagem centrada nas células senescentes, a nova linha Hyaluron Activ B3 prova que actuar na causa do envelhecimento está ao nosso alcance, na medida possível, e cumprindo o rigor da aplicação dos produtos de dia, de noite e de contorno de olhos.
Hyaluron Activ B3
1. Sérum concentrado de preenchimento
Não há creme sem sérum - sim, este é o primeiro passo depois da limpeza da pele - e este tem efeito tensor multizonas. Formulado com elevada tolerância, e apenas 8 ingredientes, este sérum tem uma textura sem fase oleosa, nem perfume, para que também seja adaptado à zona sensível dos olhos. Em apenas 4h a pele já parece mais firme e elástica*. Deve ser aplicado com o conta-gotas e com a ponta dos dedos aplicado no rosto.
Começamos com aquele que é a estrela da linha: um creme que alisa e ilumina a pele desde a primeira aplicação, e que ao fim de 15 dias de aplicação regenerada e refirme a pele, corrigindo as rugas**. Tem uma embalagem em vidro reciclável e recarregável, e o creme em si é de uma textura aveludada e confortável, pensada para pele mais sensível. É uma excelente base de maquilhagem e pode ser aplicado em jeito de massagem, quem sabe com um gua sha. Um plus: os seus ingredientes são 92% de origem natural.
3. Cuidado de Olhos de Tripla Correcção
Tripla porque abrange rugas, olheiras e papos. O creme de olhos tornou-se naquele produto que não pode saltar da rotina de beleza, não fossem as rídulas que aparecem nos cantos do olho das rugas mais comuns a aparecer em pele mais sensível. Este é bom para abrir a pestana: além dos ingredientes já mencionados que são a base desta linha, a sua fórmula é enriquecida com extracto de haritaki (que evita a degradação do ácido hialurónico, prolonga-o e, após 8 horas garante que temos 19 vezes mais*** ácido hialurónico na pele) e sulfato de dextrano, que activa a microcirculação, para descongestionar e atenuar os papos e olheiras. Uma grande vantagem deste creme de olhos é a textura, que é em gel-creme, sedosa, que gera um efeito refrescante instantâneo.
4. Creme Multi-Intensivo de Noite
Por fim, aquele ritual indispensável antes de ir dormir. Lavar bem a cara, e depois aplicar o creme multi-intensivo de noite que completa esta rotina. Preenche as rugas, refirma e repara a pele. Tem niacinamida, ácido hialurónico, extracto de haritaki e ainda retinaldeído, 10 vezes mais activo do que o famoso retinol, que estimula a renovação celular e activa a síntese de colagénio. É um creme rico que nos faz ir dormir com uma sensação de conforto que nunca mais queremos deixar de sentir, após a primeira aplicação.
** Auto-avaliação, 128 utilizadores.
** Auto-avaliação, 65 utilizadores.
***Avaliação farmaco-clínica da preservação de AH, teste in vitro, 2021.