Leopard 2 custaram 71 milhões a Portugal, mas a unidade ficou incompleta por decisão política

Exército queria comprar mais 24 tanques, mas Governo não avançou. Ex-secretário de Estado diz que essas decisões são tomadas com parecer militar. Ex-chefe do Exército diz não conhecer parecer.

Foto
Um dos Leopard 2 adquiridos pelo Exército português durante um curso de municiador, no campo militar de Santa Margarida, em 2020 Exército Português

Os 37 carros de combate Leopard 2 adquiridos por Portugal aos Países Baixos em segunda mão por 71 milhões de euros, quando este país decidiu não ter unidades próprias, mas alugá-las à Alemanha, deviam ter sido completados com mais 24 numa segunda fase, só que o negócio de 45,6 milhões de euros acabou por não se concretizar, apesar de numa primeira fase o Estado português ter chegado a reservá-los.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.