Carlos Guimarães Pinto não participa na convenção electiva da IL

Antigo líder da Iniciativa Liberal afastou-se da disputa interna que escolhe sucessor de Cotrim Figueiredo.

Foto
Carlos Guimarães Pinto é um dos oito deputados eleitos em Janeiro de 2022 MIGUEL A. LOPES

O antigo líder da Iniciativa Liberal (IL), Carlos Guimarães Pinto, não participa na convenção do partido, marcada para este fim-de-semana, que irá escolher o sucessor de João Cotrim de Figueiredo.

“Não vou à convenção porque este é o tempo dos candidatos, iria contribuir para desviar a atenção dos candidatos”, afirmou o deputado ao PÚBLICO.

Carlos Guimarães Pinto, que liderou a IL entre 2018 e 2019, tem-se mantido longe das disputas internas e já não participou nas duas últimas convenções que elegeram João Cotrim Figueiredo.

O deputado nem se inscreveu para participar na reunião deste fim-de-semana nem tem inerências que lhe permitissem estar presente.

A convenção da IL, que decorre este fim-de-semana em Lisboa, tem 2300 membros inscritos, metade dos quais participam à distância. Os liberais escolhem (através de votação electrónica) um novo líder da comissão executiva – entre outros órgãos nacionais – entre três candidatos: Rui Rocha, Carla Castro (ambos deputados) e José Cardoso, que é conselheiro nacional.

Carlos Guimarães Pinto não assumiu, oficialmente, apoio a nenhum dos candidatos à presidência da comissão executiva. O mesmo fez o líder da bancada, Rodrigo Saraiva. Os restantes quatro (Cotrim Figueiredo, Patrícia Gilvaz, Bernardo Blanco e Joana Cordeiro) apoiam Rui Rocha.

O sucessor de João Cotrim Figueiredo será o quarto líder da IL desde a criação do partido em Dezembro de 2017. O líder demissionário foi eleito deputado único em 2019 e anunciou a sua saída da liderança em Outubro passado, nove meses depois de a IL ter conseguido oito mandatos no Parlamento.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários