Vaticano lança campanha para enviar roupa interior térmica para a Ucrânia

O Papa Francisco exortou também a que se gaste menos nas celebrações e presentes de Natal, usando a diferença para ajudar os ucranianos a ultrapassar a fome e o frio do Inverno.

Foto
O Papa Francisco tem condenado o conflito no Leste europeu EPA/RICCARDO ANTIMIANI

O Vaticano lançou, nesta quinta-feira, uma campanha de crowdfunding para enviar roupa interior térmica para a Ucrânia, a fim de ajudar os residentes a sobreviverem ao Inverno, uma vez que enfrentam escassez de energia no meio da guerra com a Rússia.

O gabinete de beneficência do Vaticano informou, numa declaração, que se associou ao site italiano eppela.com para angariar fundos para a compra do vestuário. O objectivo é chegar aos cem mil euros.

O chefe do gabinete, o cardeal Konrad Krajewski, disse que algumas empresas italianas já tinham respondido a um apelo anterior, doando roupa interior térmica ou fornecendo-a ao preço de custo.

Krajewski, um polaco que está em Roma e que realizou já várias missões de beneficência na Ucrânia para o Papa Francisco ao longo do último ano, disse que levaria pessoalmente a roupa para o país numa caravana de camiões.

Na quarta-feira, o Papa Francisco exortou as pessoas a gastarem menos nas celebrações e presentes de Natal deste ano e a enviarem a diferença aos ucranianos para os ajudar a ultrapassar a fome e o frio do Inverno.