BE quer que Câmara do Porto defenda reposição de domingos gratuitos em Serralves

Proposta lembra que neste momento as entradas gratuitas se resumem a um domingo por mês, até às 13h00 , e que o preço corrente de 20 euros é superior aos praticados em grandes museus europeus.

Foto
Paulo Pimenta

O Bloco de Esquerda quer que a Câmara do Porto defenda no Conselho de Fundadores do Museu de Serralves a reposição do acesso gratuito ao museu aos domingos e feriados de manhã, revelou o partido esta sexta-feira.

Na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, o BE lembra que o cartão Porto., criado pelo município, permite o acesso gratuito a todas as estações do Museu da Cidade e um desconto de 50% na programação do Teatro Municipal do Porto, mas "não garante acesso aos organismos da cultura com tutela maioritária do Estado" como a Casa da Música, Museu de Serralves, Museu Soares dos Reis, Teatro Nacional São João, Teatro Carlos Alberto e Museu de São Bento da Vitória.

"No território do Porto existem equipamentos culturais cujo acesso é condicionado devido aos preços limitativos praticados", observa o partido no documento que será discutido segunda-feira na reunião do executivo da Câmara do Porto.

No caso do Museu de Serralves, o BE destaca que "apenas um domingo por mês, até às 13h00, é de acesso gratuito a residentes nacionais" e que o preço corrente de acesso é de 20 euros.

"Os bilhetes em Serralves são mais caros quando comparados com outros congéneres europeus Rainha Sofia, Pompidou, Louvre, Prado, ou o Museu Leopold", em Viena, afirma o partido, acrescentando que o equipamento cultural foi "elogiado" pelo ministro da Cultura e pelo Presidente da República "pelos dados positivos de sustentabilidade financeira e de aumento de visitas, assim como de eficiência na captação de fundos".

Defendendo que as pessoas devem ser "as primeiras destinatárias" da actividade artística e cultural, e que o direito à cultura deve ser garantido, o BE quer que a Câmara do Porto defenda no Conselho de Fundadores do Museu de Serralves a "reposição do acesso gratuito em todos os domingos e feriados de manhã".

O partido propõe ainda que a autarquia articule com os organismos do Estado a integração no cartão Porto. para "garantir o alargamento do acesso aos habitantes da cidade", em particular, naqueles onde existe "envolvimento financeiro e orgânico" do município, como a Casa da Música e Serralves.