Terapia. Lucas with Strangers e o stress traumático: “Tinha ataques de pânico quando pensava em sair de casa”

“O projecto [Lucas with Strangers] forçou-me a ter contacto directo e a perceber que a maior parte das pessoas têm histórias incríveis de vida.” Siga o podcast Terapia nas plataformas habituais

Lucas Rodrigues é o nome detrás de Lucas With Strangers, o canal no TikTok onde o jovem de 22 anos se dedica a realizar sonhos de desconhecidos. Um objectivo nobre para uma página que teve um início menos feliz: serviu como uma forma de Lucas recuperar a confiança depois de um assalto violento.

Neste episódio do podcast Terapia, o influencer conta que passou alguns meses sem sequer conseguir sair de casa: “Quando pensava em sair ficava extremamente ansioso, com ataques de pânico, porque tinha medo de acontecer outra vez, de ser assaltado ou sequestrado”.

Só depois da ajuda que teve com a psiquiatria e psicoterapia, conseguiu aceitar o desafio de uma amiga: fazer vídeos para o TikTok a falar com desconhecidos na rua. “O projecto forçou-me a ter contacto directo e a perceber que a maior parte das pessoas são incríveis e têm histórias incríveis de vida.”

O psicólogo David Neto explica que o trauma é “uma situação assoberbante” para a qual não estamos preparados. A maior parte das pessoas que passa por um acontecimento traumático não desenvolve stress traumático e os sintomas desaparecem depois de uns meses. Contudo, isso não é verdade para toda a gente e há casos em que as reacções se tornam “crónicas e mais perturbadoras da vida da pessoa.”

Esses sintomas “são sinal de que o processamento [do trauma] não está completo. O nosso trabalho em terapia é desbloquear o processamento”, explica.


Siga o podcast Terapia no Spotify, Apple Podcasts, Soundcloud e outras aplicações para podcasts.

Conheça os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um e-mail para podcasts@publico.pt.

Podcast realizado em parceria com a Ordem dos Psicólogos.

Sugerir correcção
Comentar