Do cérebro aos pulmões, a covid-19 pode deixar diferentes marcas pelo corpo

Percorremos algumas das mais recentes investigações científicas sobre as sequelas que a covid-19 pode deixar. Porque se fica com marcas desta doença?

Foto
Vias respiratórias e vasos sanguíneos de um pulmão de alguém que teve covid-19. Uma das marcas deixadas é a formação de novos vasos UCL’s ESRF Beamtime MD1290/PD Lee, CL Walsh, P Tafforeau, M Ackermann,D Jonigk et al.

E o que pode restar da covid-19 ao longo do tempo? Esta é uma questão ainda difícil de responder, mas já vamos tendo algumas pistas. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que entre 10 e 20% das pessoas podem ficar com sintomas após a infecção com SARS-CoV-2. Normalmente, persistem três meses ou mais após a detecção do contágio e não podem ser explicados por outro diagnóstico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.