E-mail dos CTT com pedido de pagamento de dois euros é verdadeiro?
CTT publicaram comunicado sobre e-mail que está a circular.
A frase
“Deve pagar os portes de envio e preencher a sua morada para o receber”
E-mail que tem circulado com uma conta de endereço electrónico intitulada CTTencomenda
O contexto
Têm circulado e-mails sobre um suposto envio pendente de uma encomenda que necessita do pagamento de portes de envio e o preenchimento de um formulário para ser concluído.
Os factos
Os CTT esclarecem que estas comunicações que têm circulado sobre o envio pendente de uma encomenda são falsas. “Não se trata de um serviço CTT”, alerta a empresa numa nota publicada no site, alertando para este tipo de esquemas de phishing – uma técnica fraudulenta em que os atacantes usam emails falsos para levar um utilizador a fornecer dados confidenciais por engano.
Os CTT avisam também que têm circulado SMS também relativos a “uma entrega em atraso devido a encargos adicionais”. “Não se trata de um serviço CTT, mas sim de um esquema de recolha de dados”, referem.
Face a este tipo de esquemas, a empresa sublinha ser importante “o conhecimento e reconhecimento” destes esquemas, de forma a evitar roubos e outros crimes relacionados.
Os CTT aconselham os destinatários a não descarregar quaisquer anexos ou aceder aos endereços enviados, apagando as comunicações recebidas. “Tenha a certeza de que está a aceder a um site autorizado dos CTT, utilize ‘ctt.pt’ em vez de uma ligação incluída noutra fonte”, refere ainda a empresa, pedindo ainda que sejam avisadas as autoridades competentes.
Para identificar uma comunicação fraudulenta, os Correios listam uma série de características da mensagem a ter em atenção, como o tamanho dos logótipos apresentados (de tamanho irregular ou alterado) ou a presença de erros gramaticais e ortográficos. Alertam ainda para o sentido de urgência da mensagem (alarmantes solicitando a acção imediata), assim como para pedidos inesperados – tentativas de obter dinheiro ou informação financeira – e para a ausência de vias alternativas de contacto.
Em resumo
Os e-mails e SMS sobre encomendas pendentes devido a custos de envio não são dos CTT, tratando-se de esquemas para levar o destinatário a fornecer dados confidenciais.