Verstappen garante pole em Abu Dhabi e prepara 15.º triunfo de 2022
Sergio Pérez ganha ligeira vantagem sobre Charles Leclerc na corrida pelo segundo lugar no Mundial.
Max Verstappen garantiu este sábado, no circuito Yas Marine, em Abu Dhabi, a última pole position (com 1m23,824s) da temporada, em que foi por sete vezes o mais rápido em qualificação. O neerlandês da Red Bull parte em vantagem para fechar o Mundial de 2022 com mais uma vitória, que seria a 15.ª e a terceira consecutiva no Grande Prémio da capital dos Emirados Árabes Unidos.
A Red Bull garantiu a primeira linha da grelha, com Sergio Pérez a bater o Ferrari de Charles Leclerc, que garantiu a terceira posição ao lado do companheiro Carlos Sainz. Com o título de campeão entregue a Verstappen, a luta no 22.º Grande Prémio da temporada centra-se na conquista do segundo lugar, com o mexicano Pérez e o monegasco Leclerc igualados com 290 pontos.
Na última qualificação de Sebastian Vettel (Aston Martin), o piloto alemão obteve o nono tempo, à frente de Daniel Ricciardo, que está de saída da McLaren para assumir o lugar de piloto de reserva da Red Bull em 2023 e que penalizará três posições na grelha de partida.
Depois dos dois primeiros lugares no pódio do Grande Prémio de São Paulo, no Brasil, os Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell não foram além do quinto e sexto tempos, respectivamente.