Águeda ergue o Maior Pai Natal do Mundo. E o mais pequeno, só visível ao microscópio

O Pai Natal gigante de Águeda, com 21 metros, já é uma tradição. Além da animação e celebrações habituais, há um Pai Natal que só se pode ver ao microscópio.

Foto
Detalhes de imagens de divulgação do trabalho de Willard Wigan dr

O “Maior Pai Natal do Mundo” é já uma marca natalícia de Águeda, e este ano, volta a ter a companhia de um pequeno, muito pequeno, Pai Natal: é apenas observável ao microscópio.

“Trata-se de uma nano estrutura do artista Willard Wigan, que só poderá ser visualizada através de microscópio (com o “homem das barbas brancas” a caber no buraco de uma agulha)”, informa a autarquia local.

No seu site, o artista apresenta a sua escultura como a de um “pequenino Pai Natal a subir por dentro” do buraco da agulha. A obra, informa, é feita de “kevlar [uma marca de fibra sintética], nylon e as bolinhas são feitas de material fluorescente e cobertas de pó de diamante"; a ideia é “fazê-las brilhar com luz”. Willard Wigan, explicam, “levou aproximadamente seis semanas a completar” o Pai Natalzinho.

O artista, nascido no Reino Unido em 1957, já recebeu a Ordem do Império Britânico e está inscrito no ecordes Guinness. É uma celebridade da microescultura e, aos 65 anos, tem uma longa carreira dedicada a estas obras criativas só visíveis ao microscópio.

Foto
O Pai Natal gigante de Águeda CM Águeda

Em Águeda, o seu trabalho vai estar exposto no Posto de Turismo – de terça a sexta, das 10h às 13h e das 14h30 às 20h, aos sábados e domingos entre as 10h e as 20h.

Já o “Maior Pai Natal do Mundo”, volta com os seus cerca de 21 metros de altura e iluminado com mais de 250 mil LED. Como em anos anteriores, pode ser visitado no Largo 1.º de Maio, no centro da cidade.

O “Águeda é Natal” arranca na sexta-feira, acendendo-se as luzes por toda a cidade, com uma cerimónia simbólica às 18h naquele largo. “Este evento, que se prolonga até dia 8 de Janeiro, é já uma marca de Águeda e uma aposta estratégica na promoção do nosso território, ao mesmo tempo que representa um contributo muito relevante para a dinamização do comércio local”, diz Edson Santos, vice-presidente da câmara.

Este ano, e integrada no projecto Rail Fest, garante-se também a iluminação do Parque de Alta Vila, “que será transformado num parque encantado, com luz, cor e magia”.

Entre os destaques do fim-de-semana, no sábado haverá uma Parada de Natal, com mais de 20 figuras do imaginário infantil, como a Branca de Neve e os sete anões, duendes, soldadinhos de chumbo, Pato Donald, bonecos de neve, esquilos e renas, que serão “liderados” por uma marioneta gigante. Acompanhados pela Banda Castanheirense percorrerão algumas das principais ruas da cidade até se “encontrarem” com o “Maior Pai Natal do Mundo” no Largo 1.º de Maio.