Party time! A Tbilisi Gastro Week já lá vai, mas o santo-e-senha de uma viagem para descobrir uma cozinha que usa ingredientes únicos e aproveita o melhor de todos os invasores que por lá passaram ainda ecoa na cabeça da Alexandra Prado Coelho. Por vezes, ela teve dificuldade em sentar alguns chefs e produtores de vinhos que queria entrevistar, porque lá vinha mais um brinde – party time! –, mas, felizmente, lá conseguiu sobreviver para contar a história.
Vai daí, a Alexandra traz-nos hoje uma apetitosa reportagem que passa em revista as raízes da gastronomia georgiana, que tem na supra, uma daquelas grandes refeições nas quais os mais deliciosos pratos de comida enchem a mesa e as horas passam sem darmos por elas, um dos seus pontos altos. Come-se khachapuri, khinkali e outras delícias, acompanhadas por vinhos que ainda hoje vão beber à identidade mais profunda da Geórgia. Party time, senhores, party time!
É também de identidade que nos fala Cláudia Rodrigues, a guardiã dos sabores que escolhemos para esta semana de São Martinho. Formada em Sociologia, Cláudia não quis deixar morrer a tradição e ainda vende castanhas assadas numa rua de Braga. O José Augusto Moreira conta-nos tudo sobre as Castanhas do Martim.
Bom fim-de-semana e boas fugas!