Maioria dos eleitores dos EUA não quer recandidatura de Biden

Sondagem à boca das urnas mostra que sete em cada dez eleitores considerados independente não querem candidatura do Presidente em 2024.

Foto
Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos EPA/MICHAEL REYNOLDS

Mais de dois terços dos eleitores que votaram nas eleições intercalares dos Estados Unidos na terça-feira não querem uma recandidatura do Presidente, Joe Biden, nas eleições presidenciais de 2024, segundo uma sondagem à boca das urnas.

A sondagem – encomendada por várias estações televisivas norte-americanas – procurou aferir o sentimento dos eleitores sobre uma eventual recandidatura do actual chefe de Estado democrata.

Segundo o inquérito, mais de sete em cada dez dos eleitores que se consideram independentes e cerca de nove em cada dez eleitores considerados republicanos disseram que não querem que Biden apareça nos boletins de voto nas eleições presidenciais de 2024.

E mesmo entre os democratas, são menos de seis em cada dez os eleitores que acham que Joe Biden deve se recandidatar.

Nas mais recentes sondagens, agregadas pelo site Fivethirtyeight, a popularidade do actual Presidente está em níveis reduzidos, com apenas 41,4% de aprovação e 53,5% de desaprovação.

A fraca popularidade política de Biden tem sido apresentada por diversos analistas como uma das razões que fazem prever perdas democratas nas eleições intercalares de terça-feira.

Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos nas eleições de 2020, quando venceu o ex-Presidente republicano Donald Trump, com 51,3% dos votos contra 46,8%.