Brasil
Arrebatadxs, um ensaio fotográfico de Gadutra que projecta delírios
Arrebatadxs, ensaio fotográfico de Gadutra e texto de Vivanjx, pode ser lido na íntegra no terceiro número da MIL Magazine, desenvolvida pelo MIL que pretende introduzir uma reflexão crítica sobre os tópicos que ocupam a actualidade do sector da música e da cultura.
“O nosso encontro acontece no efémero, criamos espaços de festa dentro de espaços de festa. Esses que ainda se vêem no passado rígido das binaridades, mas com make-up de futuro. Nós nos fortalecemos nas catarses do presente, na noite, no after, nas intersecções de não-identidades, nas diferenças de origens. Nisso se baseia também nossa segurança e por ela construímos uma comunidade que dança, pensa e faz acontecer. No efémero.
Aqui, no mundo do fluido, projectamos delírios — tudo que tenta se cristalizar durante os dias. Através dos média mostramos que foi e pode ser real. Obcecadas em viver nossos corpos como os sentimos e não como alguns nos vêem. Aqui você vê como nos vemos de tempos em tempos, porque paralisar o efémero não significa petrificar. Pelo contrário, dá noção da multiplicidade de sermos.
Nenhum lugar está pronto para isso e lugares onde não pertencemos não merecem capitalizar nossa liberdade. No geral (ainda) não temos muita escolha.
A fragilidade do momento presente e a precariedade intelectual e afectiva emanada dos espaços em que dialogamos continuará coexistindo com a força e a beleza de alguns desses registos. Tentativa de expressão do caos/causa criadora ou, pelo menos, reafirmar que existe para além e em conflito com a rigidez dessas estruturas ou objectivação de identidades que muito são propostas.
Essa é nossa memória do futuro.”
Gadutra é artista transmedia que pesquisa a fluidez, a intuição e o silêncio. Do Brasil, reside em Lisboa há seis anos, onde integra a movimentação cultural da cidade. Regista principalmente através da tatuagem, fotografia e música, sempre tendo a abstracção como ponto direccional. Não-binariedade entre poder ou não. Originária de Nova Iguaçu-Brasil, Vivanjx desloca-se entre o Rio de Janeiro, Paris e Lisboa, construindo uma carreira variada dentro da arte e da noite. Entre museologia, teatro, dança e história da arte, integra e diferencia a sua trajectória com comunidades de um mundo em movimento, sem perder o ponto fixo de sua narrativa: os lugares de onde vem, mesmo que transitórios.
Arrebatadxs integra o terceiro número da MIL Magazine, publicação desenvolvida pelo MIL que pretende introduzir uma reflexão crítica sobre os tópicos que ocupam a actualidade do sector da música da cultura. O MIL é um festival dedicado à descoberta, valorização e internacionalização da música popular actual, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de Setembro no Factory Lisbon - Hub Criativo do Beato e em seis salas de programação de música no Cais do Sodré. O lançamento da MIL Magazine n.º 3 acontecerá a 28 de Setembro.