Baleias, Flores e “a essência dos Açores” dão vitória a vídeo português em concurso internacional
Adventure Travel Trade Association destaca vídeo da Futurismo Azores. E também uma produção que acompanhou 80 mulheres ao topo do Breithorn - aventura em que esteve presente Renata Monteiro, do PÚBLICO, e que foi contada na Fugas.
A Adventure Travel Trade Association apresentou os três melhores vídeos do sétimo ano da competição de curtas-metragens Adventure in Motion, sendo um deles português e filmado nos Açores.
Adventure is a State of Mind (algo como ‘a aventura é um estado de espírito'), vídeo de 2'21'’ da Futurismo Azores Adventures, mostra nomeadamente o avistamento de baleias por um grupo de turistas durante a pandemia. Em comunicado, a empresa refere que o vídeo “pretende ser uma espécie de um álbum de memórias” e “uma colectânea espontânea de estados de alma”. “Tentamos mostrar a essência dos Açores e o impacto destas ilhas únicas junto de quem nos visita, com responsabilidade e respeito.”
“Ser um dos vencedores é um feito que muito nos orgulha, como pequena empresa familiar que, ao fim de 32 anos, continua a ligar turismo, ciência, educação e cultura”, reage a Futurismo.
Para além da produção portuguesa (segmento Adventure Needs Nature), vai a votos o filme Sustainable cocktails made in Patagonia (segmento Adventure needs Community) e o filme 100% Women World Record (segmento Adventure needs Women), que acompanha o momento em que oitenta mulheres de 25 nacionalidades chegaram juntas ao topo do Breithorn, próximo de Zermatt — uma delas, jornalista do PÚBLICO (leia a reportagem na Fugas).
A Adventure Travel Trade Association é uma organização ligada ao turismo de aventura, numa comunidade composta por cerca de 30 mil membros. Os vencedores da categoria avançam para a votação do público durante a noite Adventure in Motion no Adventure Travel World Summit 2022, que se irá realizar em Lugano, Suíça, de 3 a 6 de Outubro. O público presente votará no Melhor Filme.
A associação defende um turismo que reconheça o seu impacto nas comunidades e no ambiente, propondo modelos de gestão e de acção que sejam sustentáveis e regenerativos, em proximidade com as comunidades locais com claro foco na protecção e conservação do meio ambiente e da cultura de cada destino.