Acaba de nascer na Serra de Montejunto (Alenquer, Cadaval), o Sóis Montejunto Eco Lodge, empreendimento composto por vários domos geodésicos interligados por passadiços de madeira e rodeados por vinhas e pelo relevo da serra, onde aqui e ali resistem alguns moinhos vento.
Classificada como Paisagem Protegida em 1999, a Serra de Montejunto, berço da Real Fábrica do Gelo, Monumento Nacional, passa a ter mais condições para receber visitantes graças ao novo glamping (glamour + camping; é dizer: campismo deluxe), “plantado” na paisagem.
O Sóis Montejunto Eco Lodge tem, para já, capacidade para alojar 24 hóspedes, colocando à disposição quatro domos familiares, compostos por uma cama de casal e um beliche que podem alojar até quatro pessoas; e quatro domos duplos que estão capacitados para acolher duas pessoas.
Qualquer uma das estruturas em forma de cúpula dispõe de cozinha equipada, casa de banho, wifi, ar condicionado e varanda com vista para a serra.
Para além disso, os hóspedes têm acesso às áreas comuns: recepção, sala de estar, piscina, bar, loja de produtos locais, sauna, jacuzzi e um domo onde decorrerão actividades (ioga, massagens e eventos).
O novo empreendimento sugere passeios a pé ou de bicicleta pela região e ainda experiências de passeios com pastores locais e visitas aos moinhos de vento, onde ainda sobrevive a arte da moagem.
O Sóis Montejunto estreou-se este fim-de-semana e tem reservas abertas para os próximos meses: no site, os preços oscilam entre cerca de 120 e 200 euros por noite, dependendo do período do ano e antecedência da reserva – em Setembro, 185/200 euros por noite.