A automação de marketing não é o futuro, é o presente

Mensagens automáticas de boas-vindas, um desconto pelo aniversário, um alerta para uma compra ou um lembrete de uma consulta. A “inteligência automática” está a fidelizar clientes e a abrir caminhos. Em Portugal, a E-goi lidera a revolução.

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Na arte dos serviços, há duas verdades indesmentíveis: o cliente tem sempre razão; e a máquina nunca falha. E numa década em que o consumidor está mais atento e informado do que nunca, quem se desliga fica para trás.

Quando a automação de marketing (ou Marketing Automation) surgiu, foi considerada um suplemento ao trabalho diário de captura de clientes. Agora fala-se em “peça-chave”. Definida como uma estratégia de marketing digital, a automação de marketing regista oportunidades de negócio (leads) que tenta converter em clientes, através da automatização de processos ao longo do funil de vendas.

Mas como funciona, afinal, a automação de marketing?

Imagine os seguintes cenários: um potencial cliente está interessado no produto da sua empresa e inscreve-se para receber uma newsletter; o mesmo cliente recebe, de imediato, no seu e-mail, um voucher com um desconto especial de boas-vindas. Ou verificou que um cliente navegou pelo seu site, visitou várias páginas, mas, no final, deixou uma compra a meio, sem efectuar o pagamento. Esta é uma situação mais comum do que pensa – 69% dos compradores online deixam o carrinho abandonado, então porque não alertá-los? Pode definir uma mensagem automática que sirva de lembrete para que haja retoma da compra.

A E-goi, plataforma multicanal portuguesa de automação de marketing, especializou-se neste tipo de ferramentas que recuperam carrinhos abandonados, dão os parabéns a clientes e mantêm os consumidores interessados. Fundada em 2007 em Matosinhos, foi concebida originalmente para ajudar médias e grandes empresas, como o Continente, Pingo Doce, Galp Energia, Millenium BCP, mas tem diversificado o seu raio de acção a mais de 350 000 utilizadores em todo o mundo, “desde o micro-blogger até à multinacional gigante”.

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“A automação pode economizar muito tempo aos profissionais de marketing, principalmente ao acompanhar as leads pelo funil de vendas até à conversão”, explica Marcelo Caruana, Head of Marketing da E-goi. Para o responsável de marketing da tecnológica portuguesa, uma das grandes vantagens associadas a esta estratégia é a pertinência das suas soluções: “a automação, associada à análise de dados, permite obter insights completos sobre os clientes, para enviar a oferta certa no momento certo”.

Mas há muito mais utilizações associadas à automação de marketing. É possível, por exemplo, acompanhar com precisão o comportamento de clientes no seu site, saber que páginas visitam, onde clicam ou quanto tempo dedicaram a ler a descrição de cada produto. Se receber uma pergunta no site, pode definir respostas automáticas, consoante o comportamento do utilizador. A velocidade de reacção é, aliás, uma das melhores formas de conversão de clientes – os últimos estudos de marketing indicam que a possibilidade de compra aumenta 400% se o cliente for abordado até um minuto depois de uma “conversão”, isto é, uma pergunta ou acção de interesse no site.

Mercado global de automação de marketing deve crescer 14,2% em 2022

Os anos de pandemia foram o teste de algodão para quem não acreditava no online como ponto principal de venda: o mercado acelerou, deslocou-se, em larga escala, para as redes sociais e surgiram competidores mais ágeis e eficazes a angariar consumidores. Segundo dados do “Marketing Automation Global Market Report 2022”, a expectativa de crescimento de utilizadores de automação de marketing ronda os 14,2% no final deste ano, o que se traduz numa expectativa de 5,8 mil milhões de euros. Daqui a quatro anos, a estimativa aponta para um mercado que poderá ultrapassar os 9 mil milhões de euros.

Actualmente, 56% das empresas a nível mundial estão a usar tecnologia de automação de marketing na estratégia de comunicação, de acordo com um estudo realizado pela consultora Emailmonday. No universo das marcas B2B, 40% das empresas planeiam adoptar a automação de marketing nos próximos tempos.

“O email marketing é o canal mais comum na automação de marketing, mas outras ferramentas como webpush, SMS, e redes sociais podem fazer parte desse fluxo. É possível ainda integrar a plataforma de automação com outros softwares, para oferecer uma experiência ainda mais completa, como um Customer Relationship Management (CRM) e um Customer Data Platform (CDP)”, termina o responsável de marketing da E-goi.

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