Chefe pró-russo em Zaporijjia morre em explosão de carro
Ivan Sushko estaria a levar a filha adoptiva ao infantário. A criança sobreviveu sem ferimentos graves, de acordo com as forças pró-russas.
- Em directo. Siga os últimos desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia
- Guia visual: mapas, vídeos e imagens que explicam a guerra
- Especial: Guerra na Ucrânia
O chefe pró-russo da administração da cidade ucraniana de Mikhailovka, na região de Zaporijjia, Ivan Sushko, morreu esta quarta-feira quando um engenho explosivo rebentou no seu carro, de acordo com as autoridades russas na região.
“O dia 24 de Agosto de 2022 ficará na história de Mikhailovka e de toda a região de Zaporijjia como uma data trágica. Neste dia, Ivan Sushko morreu como resultado de uma explosão deliberada do seu carro pelos terroristas do [Presidente ucraniano, Volodymyr] Zelensky”, escreveu Vladimir Rogov, membro do conselho pró-Rússia da província ucraniana, na sua conta da rede social Telegram.
De acordo com membros do conselho provincial nomeados pelo Kremlin, câmaras de vigilância capturaram o momento da explosão do carro, em que Sushko viajava com a filha adoptiva, quando a levava para o infantário.
“Felizmente a menina sobreviveu e não ficou gravemente ferida”, acrescentou Rogov.
O porta-voz da administração da região de Zaporijjia disse que Sushko era um “patriota devoto da sua terra natal e acreditava no futuro, ao lado da Rússia”.
“Este jovem foi um dos primeiros a juntar-se a nós na luta contra o fascismo, contra o nacionalismo ucraniano. Infelizmente, os terroristas apanharam-no, colocando um explosivo debaixo do seu carro”, disse Yevgeni Balitski, membro da administração regional nomeada pela Rússia.
“Os inimigos que hoje agem contra o povo da Ucrânia, contra os habitantes da região libertada de Zaporijjia, serão encontrados e punidos”, prometeu Balitski.