Depois do bronze, Fernando Pimenta garante medalha de prata no Mundial

Norberto Mourão foi terceiro classificado na classe adaptada de VL2 do Campeonato do Mundo de Velocidade e Paracanoagem em Halifax, no Canadá.

Foto
LUSA/TIAGO PETINGA

Fernando Pimenta conquistou neste sábado as medalhas de prata e de bronze em K1 1.000 metros e K1 500 metros, respectivamente, nas primeiras duas de quatro finais que o canoísta português vai disputar no Campeonato do Mundo de Velocidade e Paracanoagem, competição que está a ser realizada em Halifax, no Canadá. Em K4 500 metros, a equipa portuguesa terminou em sétimo lugar, enquanto na classe adaptada de VL2, Norberto Mourão foi terceiro classificado, repetindo a posição que tinha alcançado no ano passado, na Dinamarca.

Fernando Pimenta começou por disputar os K1 500 metros, onde foi terceiro classificado com o tempo de 1m44s06, a 1,61 segundos do checo Josef Dostal, medalha de ouro. Na segunda posição, ficou o australiano Jean Westhuyzen, que bateu Pimenta por apenas 0,49 segundos.

Cerca de uma hora mais tarde, o canoísta de Ponte de Lima regressou à pista em Halifax para defender o título nos K1 1.000 metros. Na segunda das quatro finais que o português vai disputar em Halifax, Pimenta cumpriu a distância em 3m38s98, a apenas cinco centésimos de segundo do vencedor, o húngaro Balint Kopasz, actual campeão olímpico.

Há um ano, em Tóquio, na mesma distância, Kopasz conquistou o ouro olímpico com o tempo de 3m20s643, sendo seguido por Adam Varga (3m22s431) e Pimenta, que ficou a apenas 0,047s da prata, assegurando, no entanto, a sua segunda medalha Olímpica, após a prata em Londres 2012 no K2 1000m com Emanuel Duarte.

No final, em declarações à agência Lusa, Fernando Pimenta disse que tinha que “estar feliz” por conquistar “duas medalhas em finais espaçadas por duas horas”, mas reconheceu que não estava satisfeito: “Podia estar contente com as duas medalhas, mas quero uma de ouro”.

Olhando para o resto da competição, Pimenta aponta ao K2 500 misto com a Teresa Portela, onde diz ter “condições para fazer uma excelente prova”. “Quero, com ela, dar uma alegria aos portugueses, lutar por uma medalha, quem sabe por um título, e logo se vê no K1 5.000 metros”, concluiu.

Para além das duas medalhas de Fernando Pimenta, a canoagem portuguesa subiu ainda ao pódio com o terceiro lugar de de Norberto Mourão na classe adaptada VL2. O campeão da Europa concluiu a sua prova em 53,26 segundos, a 1,59 do brasileiro Igor Tofalini, que bateu o compatriota Fernando Rufino por 33 centésimos de segundo.

Na prova de K4 500 metros, João Ribeiro, Messias Baptista, Emanuel Silva e David Varela concluíram a prova na sétima posição em 1m22s94, a 2,10 segundos do ouro da Espanha, que bateu a Alemanha por 43 centésimos de segundo e a Ucrânia por 55.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários