De Ricardo Araújo Pereira a Valter Hugo Mãe, os portugueses que passaram pelo Programa do Jô em vídeo
Durante os 16 anos em que esteve no ar convidou actores, escritores, jornalistas, músicos, humoristas e chefs de cozinha portugueses. José Saramago, Valter Hugo Mãe, Ricardo Araújo Pereira ou Mariza são algumas das personalidades que passaram pelo Programa do Jô.
Foi actor, comediante, realizador, pintor e escritor ao mesmo tempo que apresentava programas de sketches como Faça Humor, Não Faça a Guerra ou Viva o Gordo. Ainda assim, foi preciso chegar o ano 2000 para concretizar um sonho que tinha desde cedo: apresentar um programa de entrevistas semelhante aos talks shows norte-americanos de Jay Leno ou David Letterman. No dia 3 de Maio do mesmo ano estreava o Programa do Jô. Jô de Jô Soares, que morreu esta sexta-feira aos 84 anos.
Durante os 16 anos em que esteve no ar, fez sucesso nas audiências de final de noite e chegou a ser destronado por apresentadores mais novos foram surgindo na televisão brasileira. Entre personalidades conhecidas do público brasileiro, convidava um ou outro português para uma conversa que misturava o entretenimento e a música, a seriedade e o humor.
Ricardo Araújo Pereira ou José Saramago foram alguns dos nomes da lista que também incluiu fadistas, jornalistas e até chefs de cozinha.
1997 José Saramago
José Saramago foi o convidado português de Jô Soares em 1997, altura em que publicou o livro A Caverna, o primeiro que escreveu depois de ter sido galardoado com o Prémio Nobel da Literatura. “Sentei-me a escrever esse livro exactamente com o mesmo estado de espírito com que antes do Prémio Nobel tinha escrito. Não era nem pedra no caminho, nem era bloqueio, nem intimidação, nada”, disse quando confrontado sobre a falta de criatividade na escrita que este tipo de reconhecimento pode trazer para alguns escritores.
2008 Filomena Cautela
A actriz e apresentadora Filomena Cautela ou, segundo Jô Soares,"Filomena, cautela”, nome que também funciona como aviso, esteve no programa em 2008. Durante a conversa falou da carreira na área da representação que começou na série juvenil Morangos com Açúcar e dos primeiros passos enquanto apresentadora da TV Globo Portugal.
2009 Mariza
Um ano depois de Filomena Cautela chegou a vez de Mariza ser convidada para o talk show, aproveitando os concertos que tinha agendados para o Brasil. No programa falou sobre a infância em Moçambique, a origem do nome artístico e o fado.
2011 Ana Moura
Em 2011, Ana Moura e Jô Soares falavam sobre fado, rock e a participação na iniciativa The Sounds Project da banda The Rolling Stones. “Quando [os Rolling Stones] vieram a Portugal para um concerto no Estádio de Alvalade pediram para fechar uma tradicional casa de fados em Lisboa para me ouvirem cantar”, revelou.
2012 Ricardo Araújo Pereira
O humorista Ricardo Araújo Pereira foi o português convidado em 2021. “O nome é tão comprido quanto você. Não é só Ricardo Pereira”, comentou o apresentador.
2013 César Mourão
Na 13ª temporada, o Programa do Jô recebeu outros dois humoristas. Nuno Markl e César Mourão, que esteve no Brasil com o grupo de improvisação Commedia à la Carte para um conjunto de espectáculos. O primeiro foi no talk show.
2014 Roberto Leal
Roberto Leal aproveitou o convite para divulgar o livro autobiográfico As minhas montanhas. A actriz Maria João Bastos e o chef Hélio Loureiro também fizeram parte do leque de convidados desse ano.
2016 Valter Hugo Mãe
O escritor Valter Hugo Mãe foi o convidado da última temporada do talk show e resolveu fazer uma coisa “bem maluca": cantar um fado de Amália Rodrigues sem qualquer instrumento a acompanhar. Durante a entrevista, Valter Hugo Mãe revelou que também foi ao programa pedir um autógrafo a Jô.