De Ricardo Araújo Pereira a Valter Hugo Mãe, os portugueses que passaram pelo Programa do Jô em vídeo

Durante os 16 anos em que esteve no ar convidou actores, escritores, jornalistas, músicos, humoristas e chefs de cozinha portugueses. José Saramago, Valter Hugo Mãe, Ricardo Araújo Pereira ou Mariza são algumas das personalidades que passaram pelo Programa do Jô.

Foto
Jô Soares recebeu várias personalidades portuguesas no talk show que apresentava Nuno Ferreira Santos

Foi actor, comediante, realizador, pintor e escritor ao mesmo tempo que apresentava programas de sketches como Faça Humor, Não Faça a Guerra ou Viva o Gordo. Ainda assim, foi preciso chegar o ano 2000 para concretizar um sonho que tinha desde cedo: apresentar um programa de entrevistas semelhante aos talks shows norte-americanos de Jay Leno ou David Letterman. No dia 3 de Maio do mesmo ano estreava o Programa do Jô. Jô de Jô Soares, que morreu esta sexta-feira aos 84 anos.

Durante os 16 anos em que esteve no ar, fez sucesso nas audiências de final de noite e chegou a ser destronado por apresentadores mais novos foram surgindo na televisão brasileira. Entre personalidades conhecidas do público brasileiro, convidava um ou outro português para uma conversa que misturava o entretenimento e a música, a seriedade e o humor.

Ricardo Araújo Pereira ou José Saramago foram alguns dos nomes da lista que também incluiu fadistas, jornalistas e até chefs de cozinha.

1997 José Saramago

José Saramago foi o convidado português de Jô Soares em 1997, altura em que publicou o livro A Caverna, o primeiro que escreveu depois de ter sido galardoado com o Prémio Nobel da Literatura. “Sentei-me a escrever esse livro exactamente com o mesmo estado de espírito com que antes do Prémio Nobel tinha escrito. Não era nem pedra no caminho, nem era bloqueio, nem intimidação, nada”, disse quando confrontado sobre a falta de criatividade na escrita que este tipo de reconhecimento pode trazer para alguns escritores.

2008 Filomena Cautela

A actriz e apresentadora Filomena Cautela ou, segundo Jô Soares,"Filomena, cautela”, nome que também funciona como aviso, esteve no programa em 2008. Durante a conversa falou da carreira na área da representação que começou na série juvenil Morangos com Açúcar e dos primeiros passos enquanto apresentadora da TV Globo Portugal.

2009 Mariza

Um ano depois de Filomena Cautela chegou a vez de Mariza ser convidada para o talk show, aproveitando os concertos que tinha agendados para o Brasil. No programa falou sobre a infância em Moçambique, a origem do nome artístico e o fado.

2011 Ana Moura

Em 2011, Ana Moura e Jô Soares falavam sobre fado, rock e a participação na iniciativa The Sounds Project da banda The Rolling Stones. “Quando [os Rolling Stones] vieram a Portugal para um concerto no Estádio de Alvalade pediram para fechar uma tradicional casa de fados em Lisboa para me ouvirem cantar”, revelou.

2012 Ricardo Araújo Pereira

O humorista Ricardo Araújo Pereira foi o português convidado em 2021. “O nome é tão comprido quanto você. Não é só Ricardo Pereira”, comentou o apresentador.

2013 César Mourão

Na 13ª temporada, o Programa do Jô recebeu outros dois humoristas. Nuno Markl e César Mourão, que esteve no Brasil com o grupo de improvisação Commedia à la Carte para um conjunto de espectáculos. O primeiro foi no talk show.

2014 Roberto Leal

Roberto Leal aproveitou o convite para divulgar o livro autobiográfico As minhas montanhas. A actriz Maria João Bastos e o chef Hélio Loureiro também fizeram parte do leque de convidados desse ano.

2016 Valter Hugo Mãe

O escritor Valter Hugo Mãe foi o convidado da última temporada do talk show e resolveu fazer uma coisa “bem maluca": cantar um fado de Amália Rodrigues sem qualquer instrumento a acompanhar. Durante a entrevista, Valter Hugo Mãe revelou que também foi ao programa pedir um autógrafo a Jô.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários