A 21 de Agosto, os rebanhos de Gouveia descem a serra da Estrela (em festa)
Uma prática ancestral celebrada com um programa especial durante o trajecto e à chegada. Turistas, visitantes e “todos os que queiram realizar esta experiência única” podem participar.
É a Transumância dos Rebanhos de Vila Nova de Tazem e a descida de caprinos e dos seus pastores, das “imediações do Vale do Rossim até Vila Nova de Tazem”, informa a autarquia de Gouveia, acontece a 21 de Agosto: é “um momento que recria a identidade e autenticidade de uma prática ancestral dos rebanhos da Serra da Estrela”, sublinha-se.
A transumância iniciou-se no início de Julho, com “a subida dos pastores e seus rebanhos para o Vale do Rossim” pelas razões óbvias: “em busca de pastos mais tenros e frescos, mais raros no sopé da montanha nos meses de Verão.”
A antecipar o fim do Verão, faz-se o trajecto inverso e regressa tudo à freguesia, “fugindo às condições climatéricas agrestes de altitude”.
Para marcar esta prática milenar, o trajecto e a chegada “são envoltos num clima de festa e animação, assinalando a expressão mais pura da tradição, cultura e afirmação da identidade própria da cultura serrana”. A iniciativa é organizada pelo pastor Joaquim Marvão, que “promove anualmente esta transumância”, contando com a parceria do município de Gouveia e da junta de freguesia de Vila Nova de Tazem.
A tradição, adianta a autarquia, integra este ano a rede cultural Terras da Transumância, que inclui também os municípios de Castro Daire e Seia, além da Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.
O programa de 21 de Agosto é aberto “a turistas, visitantes e todos os que queiram realizar esta experiência única”, incluindo a concentração (14h, Av. Dr. Joaquim Borges, em Vila Nova de Tazem) dos participantes. Logo de seguida, há transfer entre Vila Nova de Tazem e Vale do Rossim. O encontro com os rebanhos dar-se-á às 15h30, na zona do Rossim, “para início da descida”. Já noite cerrada, prevê-se que por volta das 22h30, dá-se a chegada a Vila Nova de Tazem. Logo de seguida, um “ceia com os pastores”.
A participação é gratuita mas “limitada à participação máxima de 50 caminhantes”. As inscrições estão abertas no Posto de Turismo de Gouveia (Jardim da Ribeira), por email (turismo@cm-gouveia.pt) e telefones 238 083 930, 962 033 099.