A Câmara de Celorico de Basto, no distrito de Braga, lançou concursos para a exploração, de fins turísticos, de quatro estações ferroviárias da antiga Linha do Tâmega, anunciou esta sexta-feira a autarquia.
No âmbito dos concursos, a autarquia prevê a criação de serviços de aluguer de bicicletas e de bar, o acesso a veículos adaptados a pessoas com mobilidade reduzida e dinamização das unidades de alojamento, dispondo de chuveiros e espaços de convívio.
Os quatro equipamentos foram recentemente recuperados pelo município e ficarão disponíveis para exploração por entidades privadas, explica-se num comunicado.
As estações de Codessoso, Lourido, Celorico de Basto e Mondim de Basto encontram-se no trajecto da Ecopista da Linha Tâmega.
O presidente da Câmara, Peixoto Lima, assinala ser intenção da autarquia atrair investidores privados para a dinamização daqueles edifícios “de valor histórico, arquitectónico e funcional”.
“Este é um passo importante para a afirmação da Ecopista da Linha do Tâmega como a melhor do país”, acrescenta, citado no comunicado enviado à agência Lusa.