As carrinhas já povoaram os sonhos dos condutores portugueses e chegaram a representar a mais larga fatia de vendas em território nacional. Mas, depois vieram os crossovers e os sport utility vehicles (SUV) baralhar contas, gostos e tendências – hoje, em cada três automóveis matriculados, um será certamente um SUV, e o segmento das carrinhas foi dos mais sacrificados.
Mas ainda há quem não se identifique com a posição de condução elevada e prefira enfrentar a estrada mais colado ao asfalto. Por isso, e tendo em conta um sucesso que já soma quase seis décadas (o Astra sucede ao Kadett, e com isto já lá vão 59 anos de investimento na carroçaria que já foi chamada de Caravan e, mais recentemente, desde 2010, de Sports Tourer), a Opel volta a apostar neste formato de sucesso, propondo o modelo nas diferentes mecânicas: Diesel, gasolina e híbrido plug-in. Mas os trunfos continuam a assentar todos na funcionalidade.
A nova Astra Sports Tourer tem uma mala com uma volumetria de 597 litros, mas, com os bancos rebatidos, é possível arrumar 1634 litros. Excepto quando servido pelo sistema híbrido, cujas baterias roubam algum espaço, passando a bagageira a oferecer 516 litros (1553 litros, sem a segunda fila de bancos).
Mais do que ter espaço, a Sports Tourer beneficia do facto de apresentar uma entrada da mala baixa, o que facilita o processo de carga e descarga, de ter optado de série pela repartição dos bancos traseiros na proporção de 40/20/40, o que ajuda a combinar o transporte de passageiros com carga, e o piso da mala é plano. Além de tudo isto, estreia, em opção, o piso Intelli-Space, ajustável em duas posições e que pode ser fixado num ângulo de 45 graus, permitindo acesso directo ao kit de reparação de pneus e ao estojo de primeiros socorros.
Ainda no interior, e tal como já tinha sido observado no hatchback, destaque para o Pure Panel digital, assente em grandes ecrãs tácteis, e os bancos ergonómicos com certificação AGR, atribuída por um comité independente de testes composto por peritos de várias áreas médicas.
Já no exterior, a Sports Tourer é proposta pela primeira vez com pintura a duas cores, ao mesmo tempo que integra a nova linguagem de design, estreada com o Mokka, que se distingue por uma linha Vizor à frente, ainda mais evidente quando associada à tecnologia Intelli-Lux, com 168 elementos LED.
A carrinha chegará electrificada, sendo proposta com uma mecânica híbrida plug-in com dois níveis de potência: 180 e 225cv. As encomendas abrem no último trimestre do ano e já se sabe o valor pelo qual será proposto o PHEV de 180cv no nível de equipamento Business Edition: a partir de 39.750€. Já uma variante 100% eléctrica é esperada, à semelhança do Astra de cinco portas, para 2023.
Mas, apesar da ofensiva eléctrica, a Opel ainda não está disposta a abandonar os motores de combustão, integrando no seu alinhamento um bloco a gasolina 1.2 Turbo de 130cv e um Diesel de 1,5 litros a debitar similar potência - ambas as mecânicas podem ser acopladas a uma caixa manual de seis velo