Aumento da temperatura faz disparar procura por equipamentos de ar condicionado

Na última semana, cada português gastou, em média, 198 euros em equipamentos de ar condicionado portátil e 56 euros em ventoinhas e ventiladores, revela a análise do KuantoKusta.

Foto
Cada português gastou, em média, 198 euros em equipamentos de ar condicionado Carlos Lindner/Unsplash

O aumento das temperaturas em Portugal Continental, que em algumas regiões ultrapassa os 45 graus, fez disparar a procura por equipamentos de climatização das habitações como ares condicionados e ventoinhas. Só na última semana, a procura por estas soluções atingiu os 512% no site especializado KuantoKusta.

Segundo a empresa, que analisou as actividades de consumo dos utilizadores entre os dias 4 e 10 de Julho, a categoria mais pesquisada no site foi o ar condicionado portátil, equipamento que registou o maior aumento – 1327% – e que foi também o mais vendido. De acordo com a análise, os consumidores gastaram um total de 198,20 euros na compra destes aparelhos.

Contudo, a procura também se estendeu às ventoinhas e ventiladores, que registaram uma subida de 876%, o equivalente a 56,25 euros pagos por cada cliente.

Em comunicado, Ricardo Pereira, director de marketing do KuantoKusta, explica que este tipo de comportamento tem sido frequente “ao longo das últimas vagas de calor” e que leva a um maior investimento em “soluções de climatização, fixas e portáteis”.

Os equipamentos de ar condicionado fixos são a alternativa menos imediata ao arrefecimento das casas, uma vez que requerem maior investimento. Ainda assim, esclarece a empresa, registou uma procura de 210% na última semana, e, neste caso, o valor médio é de 409 euros.