Covid-19: Portugal passa a 9.º país da UE com mais novos casos e terceiro em mortes

Situação epidemiológica do país, comparativamente a outros, melhorou desde há três semanas, quando Portugal era o país com maior número de novos casos na UE e segundo no mundo.

Foto
No que toca às novas mortes diárias atribuídas à covid-19, Portugal tem agora a terceira maior média da UE Adriano Miranda

Portugal é actualmente o 9.º país da União Europeia (UE) com mais novos casos de infecção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, mas é o terceiro em termos de mortes.

Segundo o site estatístico Our World in Data, a situação epidemiológica do país, comparativamente a outros, melhorou desde há três semanas, quando Portugal era o país com maior número de novos casos na UE e segundo no mundo.

Nesse período, a média diária de novos casos em Portugal desceu de 1560 por milhão de habitantes para 996 à data desta segunda-feira. Dos parceiros da União Europeia, o Chipre tem a maior média de novos casos diários (2380), seguido de França (1920), Grécia (1700), Itália (1590) e Áustria (1120).

A nível mundial, considerando os países e territórios com mais de um milhão de habitantes, é também o Chipre quem regista a pior situação epidemiológica à data, seguido da Nova Zelândia (2060), França, Grécia e Singapura (1.650).

Por outro lado, no que toca às novas mortes diárias atribuídas à covid-19, Portugal tem agora a terceira maior média da UE, passando de 3,68 há três semanas para duas, e é antecedido por Malta, com 3,04, e Grécia, com 2,4.

Em termos mundiais, olhando para territórios e países com mais de um milhão de habitantes, Taiwan tem a maior média diária de novas mortes atribuídas à covid-19 (quatro), seguida da Nova Zelândia (3,23), Grécia, Bielorrússia (2,12) e Noruega (2,04).

A média de novos casos diários por milhão de habitantes na União Europeia mais que duplicou desde há três semanas e está em 910 e a de novas mortes diárias em 0,94.

A média mundial de novos casos passou de 67 para 114 e a de novas mortes atribuídas à covid-19 está em 0,22.