Hyundai Tucson PHEV, Kia EV6 GT e Toyota Yaris Cross Hybrid, as propostas mais amigas da mobilidade (e do ambiente)

Soluções criadas com vista a promover uma mais inteligente mobilidade sem descurar a importância de reduzir a pegada ambiental voltaram a ser o foco da quarta edição dos prémios Mobi.

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O prémio Empresas/Organizações foi atribuído à Renault Portugal e às Aldeias Históricas de Portugal pelo projecto conjunto de mobilidade eléctrica partilhada em Castelo Novo DR

Dar a conhecer projectos inovadores, destacar boas práticas e avaliar os produtos que aliam mobilidade a sustentabilidade. Estas voltaram a ser as linhas que guiaram os prémios Mobi, organizados pela Global Media, através do sites de informação Dinheiro Vivo e Motor24, que contam com um painel de 18 jurados, entre os quais 15 órgãos de comunicação social, PÚBLICO incluído. Nos produtos, venceram Hyundai Tucson PHEV, como o melhor híbrido de ligar à corrente; o Kia EV6 GT, enquanto a melhor proposta 100% eléctrica; e o Toyota Yaris Cross Hybrid, na classe dos híbridos sem carregamento externo.

O Hyundai Tucson PHEV apresenta-se com 265cv de potência máxima combinada, mas o que o distingue é o seu funcionamento, que privilegia sempre o modo eléctrico ao mesmo tempo que a passagem entre as duas mecânicas foi trabalhada para ser quase imperceptível. Tendo uma bateria capaz de fornecer energia para mais de 60 quilómetros sem emissões, é de valorizar a forma como o sistema híbrido gere os dois sistemas, o que resulta em consumos frugais e emissões reduzidas.

Quanto ao Kia EV6 GT este foi mais um prémio num mar de distinções desde que foi lançado, entre as quais o galardão de Carro Internacional do Ano (em Portugal, destacou-se na classe do eléctricos). Com um corpo que brinca entre as linhas de um SUV e de um coupé convencional, é um carro com quase 4,7 metros e cotas de habitabilidade extremamente generosas. Mas o que talvez mais impressione é o trabalho desenvolvido pela marca sul-coreana no sentido de agilizar o processo de carregamento das baterias. E até bate um Tesla: 18 minutos para ir de 10 a 80%, num posto super-rápido.

Por fim, a Toyota voltou a dar cartas nos híbridos com o novo Yaris Cross, depois de há um ano ter conquistado o júri com o modelo utilitário. Compacto e dinâmico para sobressair no lufa-lufa de todos os dias na cidade e versátil q.b., dentro do espírito aventureiro que se espera de um sport utility vechicle (SUV), o Yaris Cross oferece “prestações rápidas, eficiência de combustível, baixas emissões e manobrabilidade urbana num formato” da moda. Não será o mais rápido (demora mais de 11 segundos a chegar aos 100 km/h), mas compensa na altura de abastecer: a marca reclama um consumo combinado de 4,5 l/100 km, valor que se cumpre facilmente.

A marca nipónica levou ainda outro prémio, referente a energias alternativas, em que nem o facto de não existir uma rede de abastecimento que viabilize a utilização do Toyota Mirai demoveu o júri de escolher a pilha de combustível como aquela que é mais inovadora. Já na avaliação das propostas de veículos eléctricos leves (LEV) levou a melhor a Seat Mó e-scooter 125, com bateria amovível.

A destacar ainda a escolha do público quanto ao melhor eléctrico no mercado e que recaiu sobre o Volvo C40 Recharge.

Renault distinguida por apoiar turismo sustentável

Os prémios Mobi distinguem-se dos restantes concursos de avaliação de automóveis por avaliarem a sustentabilidade dos produtos, mas também por focarem a sua atenção pelos locais por onde os veículos se movem, sobretudo os que apresentam mais tráfego ou se apresentam em situação de maior fragilidade, quer de infra-estruturas, quer de ecossistema. Dessa forma, um júri específico, presidido por Robert Stussi, especialista em urbanismo, transportes e mobilidade — e que integra a arquitecta Isabel Seabra, o fundador e presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos, Henrique Sanchez, e os engenheiros especialistas em mobilidade e transportes António Pérez Babo e João Peças Lopes — analisa e premeia práticas, projectos e organizações.

Na categoria cidades, foi distinguida a concessão Vamus Algarve, um novo sistema de mobilidade implementado pela Amal - Associação de Municípios do Algarve e pelo operador de transportes Vizur e que envolveu um investimento de oito milhões de euros: numa frota de autocarros modernizada e mais amiga do ambiente, mas também na digitalização da informação, tornando-a mais acessível. Já no que diz respeito à cidadania, a Amadora recebeu um prémio pela implementação de uma Semana Europeia da Mobilidade.

Por fim, o prémio Empresas/Organizações foi atribuído à Renault Portugal e às Aldeias Históricas de Portugal pelo projecto conjunto de mobilidade eléctrica partilhada em Castelo Novo, onde, desde há dois meses, a população e os visitantes dispõem de uma frota de cinco veículos para utilizar gratuitamente — um projecto piloto que se insere na missão da Associação de Desenvolvimento Turístico de transformar as aldeias históricas em redutos de sustentabilidade e que poderá vir a ser levado para outras aldeias da mesma rede.

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