PS adia reunião da comissão nacional por coincidir com congresso do PSD

O presidente do Partido Socialista, Carlos César, confirmou esta quarta-feira o adiamento da reunião do órgão máximo do PS, antes agendada para 2 de Julho, em Ílhavo. Na mesma data, o PSD reúne-se no Porto para o 40.º congresso do partido.

Foto
O Porto acolhe o 40.º congresso do PSD no primeiro fim-de-semana de Julho ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

O PS desconvocou a reunião da sua comissão nacional agendada para 2 de Julho, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, e que coincidia com o segundo dia do 40.º congresso do PSD.

Fonte do partido confirmou à agência Lusa o adiamento da reunião do órgão máximo do PS entre congressos, depois de a Rádio Renascença ter avançado com a notícia.

Em declarações à RR, o presidente do PS, Carlos César, disse já ter pedido “ao aparelho” do partido para encontrar “outras datas alternativas” que não coincidam com o congresso dos sociais-democratas, que se realiza entre 1 e 3 de Julho, na Super Bock Arena: Pavilhão Rosa Mota, no Porto. À Renascença, Carlos César acrescentou que estão a ser equacionados os dias 25 de Junho e 9 de Julho para a reunião da comissão nacional do PS.

Na terça-feira o partido tinha anunciado que o órgão máximo do partido entre congressos iria reunir-se no dia 2 de Julho. De acordo com a ordem de trabalhos desta reunião do órgão máximo dos socialistas entre congressos, divulgada em comunicado, estava prevista uma “análise da situação política”, uma intervenção do secretário-geral, António Costa, a aprovação do calendário dos congressos federativos de 2022 e do regulamento para a eleição dos presidentes das federações e dos delegados aos congressos federativos. .

“Será ainda aprovado o Regulamento para a eleição das presidentes e das Comissões Políticas das estruturas federativas das Mulheres Socialistas - Igualdade e Direitos e a deliberação sobre proposta de recomendação de datas para a realização das eleições das Comissões Políticas Concelhias e Secções e das estruturas concelhias” daquelas estruturas, explicita a nota divulgada na terça-feira.