O Interrail, um passe ferroviário disponível para residentes europeus, faz 50 anos — e alguns dos bilhetes estão com 50% de desconto. Os passes para um, dois e três meses contínuos de viagem estão a metade do preço até 10 de Maio.
O bilhete que permite viajar em quase todos os comboios de 33 países europeus durante um mês está temporariamente à venda por 252 euros para viajantes até aos 27 anos e por 335 euros para viajantes mais velhos, em segunda classe.
Os comboios nocturnos e de alta velocidade não costumam estar incluídos nestes passes.
Pensado para dar a oportunidade de os mais jovens conhecerem a Europa, antes do Erasmus, o Interrail já não tem limite de idade. O passe criado em 1972 também já não se limita aos comboios e cobre, por exemplo, os navios da ATTICA, a companhia de navegação que liga a Itália à Grécia.
O Interrail Global Pass e o Interrail One Country. O primeiro permite viajar nos comboios de 25 dos 27 países da União Europeia (Malta e Chipre não têm caminho-de-ferro) e ainda na Bósnia-Herzegovina, Grã-Bretanha, Macedónia do Norte, Montenegro, Noruega, Sérvia, Suíça e Turquia.
Nos últimos 50 anos, estima-se que mais de dez milhões de pessoas utilizaram o Interrail.
Em Março, quando o Interrail começou a disponibilizar os primeiros bilhetes com desconto, o PÚBLICO notava que a melhor forma de fazer um Interrail a começar em Portugal é, na verdade, apanhar um avião para outro país.
Portugal já praticamente não tem relações internacionais desde que o Sud Expresso (Lisboa – Hendaya) e o Lusitânia Expresso (Lisboa – Madrid) foram suspensos. A norte há apenas dois comboios diários em cada sentido entre Porto e Vigo e para chegar a Madrid há uma ligação por Badajoz, mas obriga a três transbordos para chegar à capital espanhola.
Para viajar apenas em comboios portugueses, existe o passe Intrarail, que combina viagens nos comboios da CP com alojamento nas Pousadas de Juventude. O bilhete válido para sete dias de viagem custa 146 euros.