Bolsas em forte subida com declaração de Putin de que houve progressos nas negociações com a Ucrânia
Vários índices europeus, como o DAX alemão, seguem a subir cerca de 3%. Brent inverteu a tendência de subida e cai ligeiramente.
- Em directo. Siga os últimos desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia
- Guia visual: mapas, vídeos e imagens que explicam a guerra
- Especial: Guerra na Ucrânia
Uma “simples” declaração do presidente russo, de que “houve algum progresso nas negociações” entre Moscovo e a Ucrânia, fez saltar os principais índices dos mercados financeiros ao início da tarde desta sexta-feira, mesmo que Vladimir Putin não tenha avançado nada de concreto, como destaca a Reuters. A forte volatilidade dos mercados e o desejo de notícias positivas está a levar muitos investidores a comprar acções, depois de dias de forte pressão de venda.
Alguns dos principais índices bolsistas já subiram mais de 3%, o petróleo está a reduzir os ganhos e os contratos de futuros sobre acções norte-americanas estão a assinalar uma abertura em alta de Wall Street.
Depois de uma abertura com ganhos moderados, o DAX alemão sobe no início da tarde desta sexta-feira perto de 3%, mas já superou essa barreira, o CAC de Paris sobe 2,09%, e o Euro Stoxx 50 valoriza perto de 2,5%.
Também os principais índices das bolsas do Sul da Europa valorizam: Milão sobe 2,26%, Madrid 1,9% (mas já subiu mais de 3% esta manhã), e Lisboa valoriza 1,57%.
Uma forte mudança acontece igualmente na evolução do preço do petróleo, depois de uma abertura em alta. O contrato para entrega em Junho do Brent, referência para a Europa, segue a perder 0,05%, para 109,27 dólares, e o WIT, referência para os Estados Unidos, já abrandou de grande parte dos ganhos, seguindo agora subir apenas 0,18%, para 106,81 dólares por barril. O crude do Mar do Norte tinha iniciado a negociação a subir 1,66%, e o WIT a ganhar 1,34%.
Ao início da sessão desta sexta-feira as valorizações eram pouco expressivas. A única excepção a esta tendência era a bolsa de Paris, que abriu a perder 0,10%.
A valorização das bolsas europeias acontece no dia em que as forças russas bombardearam as cidades ucranianas de Lutsk e Dnipro, incluindo zonas residenciais.
A evolução dos contratos de futuros do gás natural para entrega em Abril, o Dutch TTF Gas, referência para a Europa, estavam a recuar ligeiramente para 124,53 euros MWh (megawatt hora).
Os principais índices asiáticos encerram com quedas expressivas, com os japoneses Topix e Nikkei a derrapar 1,67% e 2,05%, respectivamente. Em Hong Kong, o Hang Seng fechou a perder 1,3%, e, contrariando a tendência, Xangai encerrou em alta ligeira.
Notícia actualizada às 14h00