Sr. Fantástico Ioan Gruffudd acusa ex-mulher de violência doméstica

O actor que fez parte do Quarteto Fantástico entrou com um pedido para que seja emitida uma ordem de afastamento à ex, a actriz Alice Evans, que acusa de o perseguir e ameaçar desde a separação.

Foto
Alice Evans e Ioan Gruffudd, à esquerda na imagem, fizeram par romântico no filme 102 Dálmatas DR

O actor Ioan Gruffudd, conhecido pelo seu papel de Sr. Fantástico na saga da Marvel Quarteto Fantástico, entrou com um pedido em tribunal para que seja emitida uma ordem de afastamento à ex-mulher, a actriz Alice Evans, com quem fez par romântico no filme Os 102 Dálmatas.

No documento, citado pela revista People, Gruffudd, de 48 anos, pede que a ex-mulher se mantenha a pelo menos 100 metros de si e da sua namorada, a actriz Bianca Wallace, e que não lhe seja permitido contactar nenhum deles.

O actor especifica que disse à ainda mulher estar infeliz na relação em Agosto de 2020, momento a partir do qual, afirma que a actriz o começou a ameaçar: “Entre Agosto de 2020 e a nossa separação, a 1 de Janeiro de 2021, [Alice Evans dizia] que se eu a deixasse, ela faria falsas acusações públicas sobre mim, venderia falsas histórias sobre mim à imprensa, e me destruiria, assim como a minha carreira.”

E continua, recordando um caso recente, que tem tido abordagens distintas: “Alice disse-me verbalmente várias vezes que me faria o que Amber Heard fez a Johnny Depp”, nomeadamente ameaçar “dizer às pessoas que eu tinha abusado dela e das nossas filhas; ameaçou chamar a polícia se eu não cumprisse as suas exigências; ameaçou dizer às pessoas que eu era viciado em drogas e pôr-me na prisão; ameaçou escrever um diário falso que reflectisse uma vítima e abusos e mandar publicar o diário; e ameaçou destruir a minha mãe.”

O caso de Amber Heard e Johnny Depp tem feito correr muita tinta. No Reino Unido, o actor foi rotulado como “espancador da mulher” pelo jornal The Sun e, quando processou o tablóide, um tribunal londrino não lhe deu razão. Já nos Estados Unidos, Depp, que viu a sua carreira desabar nos últimos tempos, entrou com um processo por difamação no valor de 50 milhões de dólares contra Heard num tribunal da Virgínia por causa de um artigo de opinião que a actriz escreveu no The Washington Post. Recentemente, reforçou a sua equipa jurídica com a contratação de Kathleen Zellner, uma advogada especializada em desmontar veredictos errados (inclusive num série da Netflix), tendo o seu nome associado a uma vintena de exonerações, entre as quais a de Kevin Fox, acusado da morte da filha e ilibado após prova de ADN, ou Ryan W. Ferguson, que esteve preso dez anos devido a uma sentença errada.

De volta à situação que opõe Ioan Gruffudd a Alice Evans, segundo as declarações do actor ao tribunal, a ex-mulher tinha “levado a cabo muitas destas ameaças” desde que saiu da sua residência familiar em 2021, incluindo escrever “muitas publicações falsas e de assédio” nas redes sociais, bem como ter feito “centenas de comunicações de assédio, abusivas e ameaçadoras por mensagens de texto, de voz, de vídeo”, acrescentando que tinham sido até enviados “e-mails ameaçadores” à sua mãe, Margaret Griffiths.

Alice Evans já reagiu ao pedido de ordem de afastamento, declarando que não tinha conhecimento do que era acusada. “Não bati, ataquei, ameacei, agredi, assediei, segui, persegui, molestei, destruí os bens pessoais, vigiei, personifiquei, bloqueei o movimento, aborreci por telefone ou meios electrónicos por contacto repetido ou perturbei a paz de qualquer um deles”, referindo-se ao ex-marido e à namorada deste. A actriz considerou ainda que Gruffudd estava a apresentar uma ordem de afastamento “como um estratagema para ganhar algum tipo de vantagem” no processo de divórcio.

Alice Evans e Ioan ​Gruffudd conheceram-se em 2000 e casaram em 2007; têm duas filhas, Ella, de 12, e Elsie, de 8 anos. Gruffudd avançou com o pedido de divórcio em Março de 2021, um mês depois de a actriz publicar no Twitter o anúncio de que o Sr. Fantástico tinha decidido terminar o casamento. “O meu amado marido/colega de 20 anos, Ioan Gruffudd, anunciou que vai deixar a sua família, a partir da próxima semana”, escreveu Evans numa publicação, entretanto apagada. “Eu e as nossas jovens filhas estamos muito confusas e tristes.”

Sugerir correcção
Comentar