Quarta na TV: pais tóxicos, Miss França, um mundo perdido e outras causas
Escolhas para ficar a ver televisão.
CINEMA
A Senhora da Água
Hollywood, 17h30
Uma fábula escrita e realizada por M. Night Shyamalan. Bryce Dallas Howard é Story, uma bela e misteriosa ninfa, que vive sob a piscina de um complexo de apartamentos. Cleveland Heep (Paul Giamatti) encontra-a e percebe que tem sido perseguida por criaturas malévolas que a impedem de voltar ao seu mundo.
O Carteiro de Pablo Neruda
Cinemundo, 21h10
Baseada no livro de Antonio Skármeta, o filme de Michael Radford conta a história da amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda (Philippe Noiret), exilado numa pequena ilha italiana, e o seu carteiro, um homem quase analfabeto que quer conquistar o coração da bela Beatrice com poesia. Enquanto este (Massimo Troisi) aprende que, para escrever poemas, basta deambular pela praia, onde as metáforas lhe ocorrem naturalmente, Neruda descobre a grandeza dos homens que, apesar de simples, dão a vida pela revolução.
Miss
TVCine Top, 23h10
Desde a infância que Alex tem dificuldade em perceber com que género se identifica. Mas sabe uma coisa: quer vencer o concurso de Miss França. Agora que já está na idade adulta, ganha finalmente coragem para concorrer. Para sobreviver ao percurso, que se vai revelar longo e difícil, vai contar com a sua beleza e também com o apoio incondicional da família e dos amigos próximos. Uma comédia dramática realizada pelo luso-francês Ruben Alves, depois d’A Gaiola Dourada. Alexandre Wetter surge à frente de um elenco que inclui Isabelle Nanty, Pascale Arbillot, Thibault de Montalembert e Stéfi Celma.
A Torre Negra
Fox, 23h57
Com realização de Nikolaj Arcel, que também co-escreve o argumento (com Akiva Goldsman, Jeff Pinkner e Anders Thomas Jensen), baseia-se na série literária de Stephen King. Num mundo pós-apocalíptico, Roland Deschain (Idris Elba) busca a Torre Negra, lugar de convergência de todos os universos, que está prestes a ser destruída por Walter O’Dim (Matthew McConaughey), um poderoso feiticeiro. Roland e Jake Chambers (Tom Taylor), um rapaz de 11 anos com capacidades paranormais, vão tornar-se a última esperança da Humanidade.
SÉRIES
Causa Própria
RTP1, 21h01
“Ana tem de tomar uma decisão impossível. A vida de muitos depende dela. As reviravoltas do caso trazem um desfecho inesperado e todos são forçados a reflectir sobre as suas escolhas.” Assim é anunciado o sétimo e último episódio do drama criminal em que Margarida Vila-Nova encarna uma juíza local apanhada entre a responsabilidade de cumprir a lei e o instinto de proteger a família, enquanto Nuno Lopes dá vida ao inspector da Judiciária designado para resolver o crime de homicídio numa pequena cidade. Ivo Canelas, Maria Rueff, Catarina Wallenstein, Adriano Carvalho e António Fonseca são outros actores do elenco. A série é assinada por Edgar Medina e Rui Cardoso, com realização de João Nuno Pinto.
Good Sam
AXN, 22h
Estreia. Criada por Katie Wech e com Sophia Bush (a detective Erin Lindsay de Chicago P.D.) no papel titular, o drama médico centra-se na difícil rota de afirmação da Dr.ª Sam Griffith, uma cirurgiã cardíaca que assume o cargo de chefe do serviço quando o anterior detentor fica em coma. Desafio extra: trata-se do próprio pai (Jason Isaacs). Este acaba por acordar e quer reivindicar o seu posto, mesmo que para isso tenha de minar constantemente a credibilidade dela.
Matar o Pai
RTP2, 22h01
Estreia. Quando o amor de um pai é tão excessivo que se torna tóxico, isso é Matar o Pai. Dramática e algo sombria, mas com apontamentos de humor, a mini-série espanhola centra-se num patriarca (interpretado por Gonzalo de Castro) que sempre insistiu em impor a sua visão à família – e no que isso lhe(s) custou. A acção situa-se em Barcelona e foca-se em quatro anos (um por episódio): 1996, 2004, 2008 e 2012
DOCUMENTÁRIO
O Mundo Perdido de África
RTP2, 15h58
Estreia. Oliver Goetzl, premiado documentarista da vida selvagem, realiza esta viagem a uma das zonas mais remotas, pouco exploradas e, por isso, misteriosas do continente africano: a cratera do Monte Suswa, no Quénia, onde vivem grupos de babuínos, hienas, morcegos e outras espécies.