Vodafone alvo de ciberataque. Recuperados serviços de voz e dados móveis 3G após falha
Falha do serviço começou a ser sentida a partir das 21h, de acordo com as queixas apresentadas por clientes no site Downdetector. Operadora não tem indícios de que os dados dos clientes tenham sido “acedidos e/ou comprometidos”. Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ já está a investigar ataque.
A Vodafone registou, na noite de segunda-feira, uma “disrupção na sua rede” que se sabe, esta terça-feira, ter sido causada por “um ciberataque deliberado e malicioso com o objectivo de causar danos e perturbações”, revela a empresa em comunicado.
A falha, que de acordo com queixas apresentadas de clientes feitas no site Downdetector, começou a ser sentida a partir das 21h, com mais de 7700 queixas apresentadas na primeira hora, afectou os “serviços baseados em redes de dados”, como a rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento de voz e digital.
“Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país”, informa a operadora. “Infelizmente, a dimensão e a gravidade do acto criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação” que irá decorrer progressivamente ao longo de terça-feira.
Por enquanto, a empresa não tem indícios de que os dados dos clientes tenham sido “acedidos e/ou comprometidos”. “Temos na Vodafone Portugal e no Grupo uma equipa experiente de profissionais de cibersegurança que, em conjunto com as autoridades competentes, está a realizar uma investigação aprofundada para perceber e ultrapassar a situação”, acrescenta ainda a empresa.
De acordo com o Expresso, é a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária que está a investigar este ataque.
Para além do site Downdetecter, várias pessoas deram conta dos problemas de rede nas redes sociais ao longo da noite de segunda-feira.
A Vodafone funciona em mais 20 países, mas o site Downdetector apenas dá conta de um fluxo de queixas fora do normal em Portugal.
Texto actualizado às 8h03 com informação do comunicado enviado às redacções pela Vodafone.