Isabel II, a rainha que não cai (por maior que seja o abalo)

A menos de dois meses de cumprir 70 anos (a 6 de Fevereiro) ao serviço da coroa britânica, o tema da abdicação é um não-assunto para a monarca. Foi uma das figuras que marcaram 2021.

Foto
Isabel II, em Junho deste ano, por altura da visita do Presidente dos EUA, Joe Biden Reuters/DYLAN MARTINEZ

Se se tratasse de uma lista sobre as figuras que marcaram o século XX, Isabel II seria presença certa. Porém, a monarca, de 95 anos, parece ter tomado de assalto o século XXI e, no último ano, embora se tenha mantido longe dos holofotes, fez história, ao manter-se inabalável face a uma série de acontecimentos: o neto Harry, sexto na linha de sucessão, teceu duras críticas à família real num programa televisivo de grande audiência; o marido morreu (foram casados mais de 73 anos); um dos filhos foi acusado formalmente de ter abusado sexualmente de uma menor; e até viu a Commonwealth ficar mais pobre, com a saída de Barbados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários