Ex-presidente da Câmara de Coimbra Manuel Machado renuncia ao cargo de vereador

Além de ter liderado a autarquia entre 2013 e 2021, Manuel Machado também foi presidente da câmara entre 1990 e 2001, mas perdeu as eleições em Setembro.

Foto
sergio azenha

O ex-presidente da Câmara de Coimbra Manuel Machado, que tinha perdido a reeleição para o terceiro mandato consecutivo à frente da autarquia, renunciou ao cargo de vereador, disse nesta segunda-feira o líder do município, José Manuel Silva.

Manuel Machado, que se tinha recandidatado ao cargo para o terceiro e último mandato à frente da Câmara de Coimbra, perdeu as autárquicas de Setembro, eleições em que a coligação Juntos Somos Coimbra, encabeçada por José Manuel Silva, conquistou o município com maioria absoluta.

Após perder as eleições, Manuel Machado tinha pedido a suspensão do mandato durante o período de preparação e organização do último congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que liderou durante os últimos oito anos.

Para além de ter liderado a autarquia entre 2013 e 2021, Manuel Machado também foi presidente da câmara entre 1990 e 2001.

Nas últimas autárquicas, a coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/CDS-PP/NC/PPM/A/RIR/VP) teve 43,92%, correspondendo a seis mandatos, enquanto o PS alcançou 32,65% e quatro lugares (a CDU elegeu um vereador).

No lugar de Manuel Machado, assume a vereação José Dias, ex-presidente da Associação Académica de Coimbra.

Na reunião de câmara desta segunda, foi também comunicada por José Manuel Silva uma falta justificada do vereador do PS e ex-vice-presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Cidade, “por motivo de férias”. Em substituição, assumiu o cargo o médico Hernâni Caniço.