Living Offices
É um open space onde se trepa para as reuniões — e nem falta karaoke
Começaram por ser 21 — hoje são 150 funcionários. Logo, para tamanha equipa, há que ter um espaço à medida. Os escritórios da New Work SE, grupo que inclui marcas como a Xing, Kununu ou Honeypot, e outras na área do futuro do trabalho, estendem-se por 3000 metros quadrados em Matosinhos.
"Quando surgiu o desafio de crescer e criar este novo escritório na New Work, todos os colaboradores foram chamados a participar e partilhar o que consideravam importante existir, e o que seria mais importante para que pudessem trabalhar e viver melhor o escritório", relata o projecto Living Offices.
Assim, surgiu um escritório em que, por exemplo, quase todas as paredes são de vidro — há transparência e luz, mas também privacidade. É um open space, mas há muitas salas de reunião, como foi pedido: há blocos coloridos por todo o escritório e é só subir uns degraus para encontrar um novo espaço de trabalho ou relaxamento. E, quem quiser, pode sempre passar pelo karaoke, junto à cortina amarela.
Este é o terceiro episódio da quinta temporada da série Living Offices, que o P3 tem acompanhado desde 2017. Um projecto criado pela Lemon Works para “mostrar e celebrar escritórios portugueses que fazem a diferença na vida das pessoas”. A startup portuense foi fundada em 2016 pelo engenheiro informático Luís Alberto Simões e pela arquitecta Sofia Reis para ajudar as empresas a encontrar e a criar sítios “bons” para trabalhar. Sabe mais sobre este escritório no site do projecto.