Jerónimo lidera lista da CDU em Lisboa, João Oliveira em Évora, Diana Ferreira no Porto

Coligação entre o PCP e os Verdes anunciou parte dos cabeças de lista dos círculos eleitorais. Heloísa Apolónia volta a tentar eleição por Leiria.

Foto
Pedro Fazeres

Não há grandes alterações em relação aos nomes de há dois anos pelo menos nos distritos mais importantes para os comunistas: a CDU, a coligação eleitoral que junta o PCP e os Verdes anunciou nesta quarta-feira de manhã alguns cabeças de lista às eleições legislativas de 30 de Janeiro, dando resposta a algumas questões que surgiram depois da reunião do Comité Central do início da semana.

O secretário-geral, Jerónimo de Sousa, volta a ser o número um no principal distrito do país, Lisboa, enquanto o actual líder da bancada parlamentar, o deputado e advogado João Oliveira, volta a concorrer por Évora. Pelo Porto, é a deputada e psicóloga Diana Ferreira quem volta a ocupar o primeiro lugar, enquanto em Santarém se mantém um dos históricos parlamentares, o jurista e professor universitário António Filipe. Depois de Jerónimo de Sousa, é o mais experiente da bancada, indo já a cumprir a sua décima legislatura.

Por Beja, também há um repetente, o enfermeiro João Dias; e a ecologista Heloísa Apolónia, que havia deixado o Parlamento em 2019 precisamente por não ter conseguido ser eleita por Leiria, distrito pelo qual volta agora a candidatar-se.

Para o círculo de Viana do Castelo, onde a CDU nunca elegeu deputados, avança o professor e dirigente sindical Joaquim Celestino Ribeiro como cabeça de lista. Na Madeira candidata-se a operária conserveira Herlanda Amado, que integra a assembleia municipal do Funchal. E pelo círculo eleitoral da Europa avança Joana de Abreu Carvalho, doutorada em biotecnologia e que trabalha no Reino Unido na área da investigação em oncologia.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários