Ronaldo, Bruno Fernandes e Rúben Dias candidatos à Bola de Ouro
Dupla do Manchester United e defesa do Manchester City estão na lista de 30 pretendentes ao troféu de melhor do mundo da France Football.
Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes (Manchester United) e Rúben Dias (Manchester City) estão entre os 30 nomeados para a Bola de Ouro 2021, uma selecção da responsabilidade da revista France Football, que esta sexta-feira divulgou a lista definitiva, cujo vencedor será anunciado a 29 de Novembro, em Paris.
Vencedor do troféu em cinco ocasiões, Cristiano Ronaldo conta com a companhia do colega de equipa Bruno Fernandes e do defesa-central do rival Manchester City (que tem cinco jogadores nomeados, bem como o Chelsea), ambos estreantes nesta categoria.
O esloveno Jan Oblak, do Atlético de Madrid, e o brasileiro Ederson, do Manchester City, estão entre os 10 nomeados ao troféu Yashin para o melhor guarda-redes do ano. A lista inclui o vencedor da Liga dos Campeões, o senegalês Edouard Mendy, do Chelsea.
O italiano Donnarumma, do Paris Saint-Germain, e o argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa constam da lista onde o esloveno Handanovic, do Inter de Milão, e Manuel Neuer, do Bayern Munique são nomes de peso.
O belga Thibaut Courtois, do Real Madrid, o costa-riquenho Keylor Navas, do PSG, e o dinamarquês Kasper Schmeichel, do Leicester, fecham a lista dos nomeados. O Troféu Yashin será entregue pela segunda vez, depois da vitória do brasileiro Alisson Becker na edição de 2019. Em 2020, devido à pandemia de covid-19, não houve Bola de Ouro. Lionel Messi venceu a Bola de Ouro em 2019, tendo nessa ocasião havido igualmente três portugueses entre os finalistas.
O lateral-esquerdo Nuno Mendes, do Paris Saint-Germain, está entre os 10 candidatos ao Troféu Kopa, prémio para o melhor futebolista do ano de menos de 21 anos.
O lateral-esquerdo internacional luso concorre ao prémio com Jude Bellingham e Giovanni Reina (Borussia Dortmund), Jérémy Doku (Rennes), Ryan Gravenberch (Ajax), Mason Greenwood (Manchester United), Jamal Musiala (Bayern Munique), Pedri (FC Barcelona), Bukayo Saka (Arsenal) e Florian Wirtz (Bayer Leverkusen).
Lista
Guarda-redes: Donnarumma (PSG)
Defesas: Azplicueta (Chelsea), Bonucci (Juventus), Chiellini (Juventus), Rúben Dias (Manchester City) e Simon Kjaer (AC Milan)
Médios: De Bruyne (Manchester City), Barella (Inter Milão), Jorginho (Chelsea), Bruno Fernandes (Manchester United), Phil Foden (Manchester City), N'Golo Kanté (Chelsea), Pedri (Barcelona), Luka Modric (Real Madrid) e Mason Mount (Chelsea).
Avançados: Lautaro Martínez (Inter Milão), Lewandowski (Bayern Munique), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Harry Kane (Tottenham), Neymar (PSG), Lionel Messi (PSG), Mbappé (PSG), Benzema (Real Madrid), Gerard Moreno (Villarreal), Riyad Mahrez (Manchester City), Luis Suárez (Atlético Madrid), Raheem Sterling (Manchester City), Mohamed Salah (Liverpool), Romelu Lukaku (Chelsea) e Erling Haaland (Borussia Dortmund).
Bola de Ouro feminina
O campeão europeu FC Barcelona e o “vice” Chelsea, ambos com cinco nomeadas, são os clubes com mais candidatas à vitória na Bola de Ouro feminina, que já conhece as 20 finalistas.
A guarda-redes Sandra Paños, a defesa Irene Paredes, que chegou no defeso do Paris Saint-Germain, a médio Alexia Putellas e as avançadas Lieke Mertens e Jennifer Hermoso são as candidatas do também campeão espanhol “Barça”.
Putellas já venceu o prémio de melhor jogadora do ano da UEFA, batendo as suas companheiras de equipa Hermoso (segunda) e Mertens (terceira).
Fran Kirby, Jessie Fleming, Pernille Harder, Magdalena Eriksson e Sam Kerr são as cinco candidatas do Chelsea à sucessão da norte-americana Megan Rapinoe, vencedora em 2019, que não está entre as 20 finalistas.
Kadidiatou Diani, Ashley Lawrence, Marie-Antoinette Katoto, do PSG, Christiane Endler e Wendie Renard, do Lyon, e Christine Sinclair (Thorns FC), Viviane Miedema (Arsenal), Ellen White (Manchester City), Samantha Mewis (North Carolina Courage) e Stina Blackstenius (Häcken) são as outras candidatas.
A Bola de Ouro feminina foi entregue pela primeira vez pelo France Football em 2018, premiando a norueguesa Ada Hegerberg, jogadora do Lyon.